ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Guia Gastronômico revela delícias da comida sul-mato-grossense

Mariana Lopes | 19/04/2012 09:45

Livro revelam também os pontos turísticos do Estado

Guia Gastronômico lançado nesta terça-feira (Foto: João Garrigó)
Guia Gastronômico lançado nesta terça-feira (Foto: João Garrigó)

Risoto de Pequi, Pintado Atolado, Panqueca Pantaneira, Isca de Jacaré Tropical, Paella Cabocla, entre tantos outros. Dos mais simples aos mais requintados, os pratos compõem o Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul e, junto à receita, dão dicas de pontos turísticos do Estado.

O livro com folhas de papel reciclado e fotos que chegam a dar água na boca foi produzido em parceria com Fundação de Turismo e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e restaurantes) e veio como forma de homenagear alguns culinaristas regionais e foi lançado nesta terça-feira (17), no Novotel.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo do MS, Nilde Brun, explica que a ideia surgiu com a Seleção Gastronômica do Estado, que acontece de dois em dois anos e a última foi realizada em 2011, em Corumbá, e com o Festival Brasil Sabor.

“Os vencedores da seleção e do festival sempre ganham credencial para participarem do Salão de Turismo Nacional e apresentarem seus pratos lá, mas como o evento não ocorreu este ano, resolvemos dar este presente a eles”, conta Nilde, referindo-se ao Guia.

Nilde pontua ainda que o Guia Gastronômico será distribuído em bares, restaurantes, aeroporto e hotéis de Campo Grande e também em cidades do interior do Estado, como Bonito, Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho, Miranda.

“Através da culinária, que trazem pratos típicos da região, as pessoas podem conhecer um pouquinho mais do que Mato Grosso do Sul oferece, como os pontos turísticos, que acabam ganhando destaque no Guia também”, observa o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de Mato Grosso do Sul, Rúbio Sérgio Almeida.

Feliz e orgulhosa, a culinarista Edna Cristina Camargo de Souza, proprietária do restaurante e chopperia Moderna, em Aquidauana, conta como criou um dos pratos que compõe o Guia Gastronômico, o Pintado na Telha.

“Fazia em casa, para a família, e todo mundo elogiava. Daí, desde que montei o restaurante, o prato já entrou no cardápio, há 10 anos”, lembra.

Caldo de Piranha servido aos convidados na noite do lançamento
Caldo de Piranha servido aos convidados na noite do lançamento
Cebiche, feito com tilápia,  ganha toque refinado para ser servido
Cebiche, feito com tilápia, ganha toque refinado para ser servido
Nos siga no Google Notícias