ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Documentário mostra a força da culinária das fronteiras de MS

“Sabores Sem Fronteiras” gravado em Mato Grosso do Sul vai mostrar como a comida conta histórias

Por Thailla Torres | 16/08/2025 11:27
Documentário mostra a força da culinária das fronteiras de MS
O objetivo é mostrar como a culinária é um patrimônio imaterial, que passa de geração em geração (Foto: Lívia Campos)

O documentário “Sabores Sem Fronteiras” gravado em Mato Grosso do Sul vai mostrar como a comida conta histórias, preserva memórias e conecta culturas nas regiões de fronteira com Paraguai e Bolívia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Documentário explora a culinária como patrimônio imaterial nas fronteiras de MS. O filme "Sabores Sem Fronteiras" acompanha a vida de quatro mulheres entre Brasil, Paraguai e Bolívia, mostrando como suas receitas preservam memórias e conectam culturas. A produção registra pratos típicos como chipa, sopa paraguaia, majadito, saltenha e massaco, destacando a riqueza da culinária fronteiriça.Com direção de Elis Regina Nogueira, o documentário será lançado em maio de 2026 em festivais, escolas, universidades e plataformas digitais. O projeto inclui um e-book interativo para professores e estudantes, com trechos do filme e reflexões sobre a importância da comida na cultura. As filmagens ocorreram em Corumbá, Bela Vista e Ponta Porã (MS), além das cidades fronteiriças de Puerto Quijarro (Bolívia), Bela Vista Norte e Pedro Juan Caballero (Paraguai).

Com direção da jornalista e fotógrafa Elis Regina Nogueira, o filme acompanha quatro mulheres que vivem entre Brasil, Paraguai e Bolívia e carregam em suas receitas um pedaço da identidade de seus povos.

As filmagens passam por Corumbá, Bela Vista e Ponta Porã, além das cidades vizinhas do outro lado da fronteira, Puerto Quijarro (BO), Bela Vista Norte e Pedro Juan Caballero (PY). Entre os pratos registrados estão a chipa, sopa paraguaia, majadito, saltenha e massaco, que representam não só o sabor, mas também a convivência e a mistura cultural desses territórios.

Documentário mostra a força da culinária das fronteiras de MS
Com direção da jornalista e fotógrafa Elis Regina Nogueira, o filme acompanha quatro mulheres que vivem entre Brasil, Paraguai e Bolívia (Foto: Lívia Campos)

Em Corumbá, por exemplo, a equipe conheceu Candelária Lemos, que aprendeu com a mãe, dona Arialba, a preparar saltenhas bolivianas. Hoje, ela mantém a tradição, mas dá seu próprio toque à receita. Já na Bolívia, a personagem Martha Parabá Salvatierra mostra como sustenta sua família sem deixar de lado a tradição, preparando pratos típicos como o massaco de banana verde, receita que já ensinou ao neto de 8 anos.

Segundo Elis Regina, o objetivo é mostrar como a culinária é um patrimônio imaterial, que passa de geração em geração e guarda a história de cada povo. “Mais do que alimento, cada receita é símbolo de união e respeito às origens”, afirma.

A estreia está prevista para maio de 2026, com exibições em festivais, escolas, universidades e plataformas digitais. O projeto também prevê a criação de um e-book interativo para professores e estudantes, com trechos do filme e reflexões sobre o papel da comida na construção da cultura.

O documentário tem direção de Elis Regina Nogueira, produção executiva de Bianca Machado, assistência de direção e produção de Fabi Rezek, direção de fotografia de Elis Regina e João Paulo Gonçalves, som direto de Laura Cristina, making of de Dafne Godoy e Lívia Campos, apoio operacional de Jefferson Gomes e produção da equipe do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

Documentário mostra a força da culinária das fronteiras de MS
A estreia está prevista para maio de 2026, com exibições em festivais, escolas, universidades e plataformas digitais. (Foto: Dafne Godoy)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.