ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Dona de bar nos anos 90, Batatinha agora tem programa de TV ao lado do filho

Quem lembra do bar dela? Agora a chef de cozinha tem até programa de culinária no Facebook

Thailla Torres | 17/05/2017 08:51
Batatinha conquista no sabor e agora vai conquistar o público nas redes sociais. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)
Batatinha conquista no sabor e agora vai conquistar o público nas redes sociais. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)

Tem coisa na vida que é difícil de substituir e uma delas é comidinha de mãe. Sempre com tempero especial ou truque, elas revelam que o segredo é o amor. É desse jeito que há mais de 45 anos, a chef de cozinha Batatinha Souza Almeida, 60, vai para o forno e fogão. Ela que já foi dona de bar, restaurante e marmitaria em Campo Grande, agora tem um programa de culinária produzido ao lado do filho Zegui Almeida.

A ideia pensada por ele há 2 anos é a de valorizar o talento da mãe e com isso ajudar quem acredita que cozinhar é um mistério. "Não é um simples programa de culinária. Sou filho dela e até suspeito para falar, mas ela cozinha muito bem. Por isso pensei em algo que a mãe ensina para o filho e isso trouxe mais intimidade e carinho ao programa", explica Zegui.

Batatinha é nascida em Ponta Porã e para quem tem dúvidas, esse é o nome que ela decidiu ter depois de adulta. "Eu não gostava do meu primeiro nome e resolvi adaptar um sobrenome. O nome verdadeiro é só na identidade, já que todo mundo me conhece por Batatinha", explica.

No programa é ela quem ensina e dá todas as dicas para o filho. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)
No programa é ela quem ensina e dá todas as dicas para o filho. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)

Aos 60 anos e cheia de bom humor, Batatinha vai para a cozinha empolgada todos os dias. Ela ficou conhecida na cidade quando teve o bar Dia a Dia na Rua 13 de Junho na década de 90. Casada com o músico Maurício Barros, o bar foi frequentado por artistas sul-mato-grossenses como Almir Sater, Paulo Simões e a família Espíndola.

"Quando a gente começou a namorar, tínhamos a mesma turma de amigos, então sempre estive envolvida com esse meio cultural da cidade. Eles sempre frequentaram meu espaço e Paulo Simões até me chama de mãe", se orgulha.

O bar durou quatro anos e depois Batatinha continuou os trabalhos em um restaurante e marmitaria na mesma rua. "Era uma variedade de comida. Na época do bar eu tinha um sanduíche com 14 recheios e servia canja de madrugada. Depois veio a marmitaria e os negócios foram crescendo", recorda.

Dona de uma chácara linda dentro da cidade, Batatinha fechou as portas por um tempo para se dedicar a eventos ao lado do filho. Foram seis anos sem o restaurante. Nesse tempo ela cursou Gastronomia e voltou a fazer marmitas. "Quando não podíamos mais fazer evento aqui, a gente ficou sem ter um ganho, por isso voltei a cozinhar e foi a minha alegria", comenta.

Ela arruma o avental do filho antes da gravação. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)
Ela arruma o avental do filho antes da gravação. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)

Em cada tempero e ingrediente, Batatinha prepara com amor. O gosto pela cozinha surgiu na infância por influência da família. "Cozinho desde de pequena. Era uma família numerosa e todos tinham que trabalhar. Do lado da minha mãe, quase todos os parentes trabalham com comida e eu sempre tive essa paixão. Se tem alguma coisa que eu possa fazer e ajudar, com certeza eu vou para cozinha".

No programa de culinária De Mãe para Filho, que será produzido semanalmente, Batatinha ensina das receitas mais simples até um prato mais elaborado. Com aquele jeitinho de mãe, até o jeito que Batatinha ensina a fazer um bife, é de deixar qualquer um disposto a tentar cozinhar. "Parece muito difícil, mas não é. Teve gente que comentou que do jeito que explico, sentiu vontade de cozinhar".

Durante as filmagens, Zegui vai deixar o quadro descontraído interagindo com o público e atento a todas as dicas da mãe. "A ideia é essa, mostrar como fazer um prato de comida gostoso, até mesmo um bife, desde o corte, aos temperos e o jeito de fritar. Porque mãe sempre tem um truque para tudo", finaliza Zegui.

Quem quiser assistir, o programa será exibido pelo Facebook.

Curta o Lado B no Facebook

Batatinha vai ensinar até as receitas mais simples.
(Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)
Batatinha vai ensinar até as receitas mais simples. (Foto: Reprodução/De Mãe para Filho)
Nos siga no Google Notícias