ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Gosto pela culinária árabe reúne amigos na Confraria do Carneiro

Paula Maciulevicius | 31/05/2012 09:29
Elpídio Espíndola, Valter Dobro, José Thomáz e Wagner Guimarães, já com a carne pronta.
Elpídio Espíndola, Valter Dobro, José Thomáz e Wagner Guimarães, já com a carne pronta.

Em um portão entreaberto da rua 7 de Setembro, no centro de Campo Grande, há dois anos, sempre às quartas-feiras, amigos vão chegando. De longe já dá para sentir o cheiro, o barulho das risadas e da música regional. Foi o gosto pela culinária árabe que fez nascer a "Confraria do Carneiro".

O gosto pela carne virou programa depois que o empresário José Thomaz Filho, de 49 anos, chamado de "Zezo" pelos amigos, conheceu a ideia no Rio Grande do Sul.

A prática virou ritual e a cada encontro ganha novas receitas. De carneiro assado a recheado ou linguiça.

O requinte da gastronomia é um mero detalhe. "Só fazemos com o intuito de reunir amigos, comer carneiro e ouvir música regional", explica Zezo, que junto com a família mantém um dos principais pontos de comidas árabes de Campo Grande, o Thomaz Lanches.

José Thomaz resolveu trazer a ideia do Rio Grande do Sul.
José Thomaz resolveu trazer a ideia do Rio Grande do Sul.

José Thomaz fala que no início eram 20 e poucos amigos e o grupo foi aumentando. Cada um vai chamando outro e a confraria ganha incremento. A reunião acontece pelo menos uma vez a cada dois meses e o próximo passo é sofisticar, dando marca ao evento. “A vontade é preparar cortes com o nome da Confraria”, comenta Zezo.

Todo mundo se conhece e muitas vezes já se esbarrou em entrevistas por aí. A maior parte dos frequentadores são músicos, a família Espíndola aparece em massa, além de jornalistas e empresários.

Na noite de quarta, o grupo Acaba estava muito bem representado, Vandir Barreto, integrante e fundador , chegou munido de violão, só esperando para dar uma palhinha.

“Conheço o Zezo há mais de 30 anos. Ele me fez o convite, sou músico e vim para participar. A proposta é muito legal e eu acabo de cobrá-lo quanto a música porque vim com o intuito de tocar e pra ficar”.

A anfitriã, Debora Thomaz, 47 anos, diz que só com o tempo as mulheres ganharam convite para a festa.
A anfitriã, Debora Thomaz, 47 anos, diz que só com o tempo as mulheres ganharam convite para a festa.

Da churrasqueira, de onde saía o cheiro que convidava até quem passava pela rua, quem tomava conta era Elpídio Espíndola, 52 anos. Foi um dos primeiros a montar a Confraria e hoje vê a terceira geração marcando presença. A pequena Valentina não tem nem três meses de vida completos. “É a cara do vô”, brinca. “Aqui é tudo para ver os amigos”, fala.

Questionado se o carneiro fica aos cuidados dele, ele responde aos risos. “Não, porque ele já vem morto, eu só ponho pra assar”.

A anfitriã, Debora Thomaz, 47 anos, conta que comprou a ideia do marido. “A princípio só eles que vinham, nunca estavam as esposas. Mas achamos um meio de começar a vir”, fala.

Hoje a Confraria é de igual para igual, homens e mulheres, crianças e bebes. Um misto de alegria, com toque da música regional e o sabor da culinária árabe.

Galpão na 7 de Setembro é espaço para a Confraria do Carneiro.
Galpão na 7 de Setembro é espaço para a Confraria do Carneiro.
Nos siga no Google Notícias