ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Grão do “dinheiro” no Réveillon, lentilha agora bomba o ano inteiro

Onda fitness reconheceu e fortaleceu o consumo da leguminosa que é rica em muitas outras coisas

Danielle Valentim | 30/12/2019 07:27
Tradicional no Ano Novo, a presença da lentilha na mesa está mudando e o grão “do dinheiro” já não é sinônimo só de Réveillon. (Foto: Fernando Antunes)
Tradicional no Ano Novo, a presença da lentilha na mesa está mudando e o grão “do dinheiro” já não é sinônimo só de Réveillon. (Foto: Fernando Antunes)

Você é do time que presta a atenção nas mudanças de consumo e comportamento ao seu redor? Se a resposta for, sim, você não é do time que insiste em dizer que o Lado B não tem assunto. Dezembro é época que, independentemente de religião, as pessoas se juntam para confraternizar e, principalmente, comer. Uma das receitas mais tradicionais na última noite do ano é a lentilha, mas algo está mudando e o grão “do dinheiro” já não é sinônimo só de Réveillon.

Enquanto alguns defendem que o aumento no consumo da lentilha esteja ligado ao avanço considerável dos adeptos ao veganismo e vegetarianismo. A nutricionista Ana Paula Paiva admite que as pessoas que seguem esses estilos de vida consomem maior quantidade de alimentos vegetais, mas prefere se basear em dados e experiências diretas com seus pacientes.

“Não há um estudo que comprove que esse crescimento e muito menos que esteja diretamente ligado com os veganos e vegetarianos. Já tive muito pacientes adeptos a esses estilos de vida e realmente eles consomem mais, mas posso dizer que esteja ligado a essa onda fitness”, frisa.

Uma porção de 75 gramas de lentilhas, por exemplo, contém a mesma quantidade de proteínas presente em 100 gramas de carne vermelha. Há uma extensa lista de vegetais capazes de oferecer esses benefícios ao organismo, como a couve-flor, aspargos, tofu, vagem, abacate, nozes, brócolis e o leite vegetal.

Vale a pena – Ana Paula garante que se houve crescimento ou não, o correto seria dizer: “vale a pena incluir a leguminosa no dia a dia”. A nutricionista aponta uma diversidade de receitas. “A forma mais usada da lentinha ocorre na substituição do feijão. Mas também dá para fazer sopa, caldo, salada e até massa com o grão cozido. Na salada pode ser degustada fria. É rica em fibra e em proteína”, pontua.

Para se livrar da farinha de trigo, uma boa pedida é a massa feita a partir da lentilha. Ana Paula explica que é só cozinhar bem e amassar. “Forrou a forma é só rechear e por para assar. Tudo isso é possível, porque a lentilha não tem gosto forte. Eu particularmente gosto e também consumo fria na salada, no ponto al dente”, explica.

Ana alerta que por ser rica em fibras, as pessoas podem ter um pouco de gases. “O legal é consumir de duas a três vezes na semana. Até porque, financeiramente, ela é mais cara que o feijão”, pontua.

Mas afinal, como aumentou? Parece mentira, mas muitas pessoas só consumiam lentilhas no Réveillon. No caso, a jornalista que vos escreve é um exemplo clássico.

“Já tive pacientes veganos, mas o consumo da lentilha também atingiu os que só querem reduzir a carne bovina. Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas em consumir vegetais. Às vezes, o paciente já queria ter feito a substituição há muito tempo, mas não sabe o valor nutricional de muitos vegetais. Então, posso afirmar que a alimentação melhorou, além da preocupação com a saúde, as pessoas não se importam em pagar mais caro para melhorar a qualidade da alimentação”, finaliza.

Na Pistache Empório dos Cereais, na Rua Sebastião Lima, a venda da leguminosa triplica no fim do ano, porém, a procura tem seguido o ano todo. No espaço, a lentilha e vendida por R$ 1,99 cada 100 gramas. Há também a opção de lentilha rosa, de Madagascar, neste caso, R$ 2,49, cada 100 gramas.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Da fama de prosperidade, lentilha é, literalmente, um grão rico. (Foto: Reprodução)
Da fama de prosperidade, lentilha é, literalmente, um grão rico. (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias