ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Sabor

Isolamento tem ensinado que até chuchu pode ficar gostoso

Leitora, Aline ensina a fazer o chuchu no molho com laranja e curry para você experimentar um sabor novo, meio picante e agridoce

Alana Portela | 10/04/2020 08:02
Chuchu no molho com laranja e curry para ser saboreado. (Foto: Arquivo pessoal)
Chuchu no molho com laranja e curry para ser saboreado. (Foto: Arquivo pessoal)

Na quarentena, a gente aprende até que chuchu pode ficar gostoso na cozinha. Com criatividade e pitada de dedicação, o vegetal que, para muitos é sem graça, pode se transformar num prato apetitoso. A jornalista, Aline Araújo testou uma receitinha com laranja e curry e deu tão certo, que agora ela compartilha com o Lado B.

“A receita é minha, mas já tinha visto essa combinação de laranja com curry em uma receita antiga. Aqui resolvi testar com chuchu. Porém, acho que deve ficar boa com outros legumes também”, conta.

Aline é natural de Jardim, cidade localizada no interior de Mato Grosso do Sul. Contudo, se mudou para um sítio em São Paulo, onde vive há alguns anos. Por lá, tem bastante chuchu e já faz parte da sua rotina testar receitas com o que se tem disponível na horta.

O chuchu ainda no pé, antes de ser colhido para a receita. (Foto: Arquivo pessoal)
O chuchu ainda no pé, antes de ser colhido para a receita. (Foto: Arquivo pessoal)

A receita é uma opção para se preparar no isolamento e quebrar aquele preconceito com o alimento. “Não sou super fã de chuchu, mas também não desgosto. Porém, como sempre fazia dos mesmos dois jeitos, resolvi tentar uma receita diferente. O chuchu tem várias propriedades bacanas, com bastante minerais e vitaminas importantes. Só tem essa fama de ser sem graça, aí as pessoas não dão muito crédito. E por ele ser um pouco neutro é que dá para fazer ter muitos sabores diferentes”, explica.

A jornalista relata que é adepta ao movimento “Slow Food”. “Já faz parte do estilo de vida que escolhi ter, um olhar de respeito e afeto com o alimento. Tenho um projeto numa microempresa que chama ‘Meu Bem’ e trabalha com essa relação afetiva com a comida”, diz.

Para ela, inovar nas receitas tem muito a ver com a relação que tem com o alimento. “Na rotina habitual das pessoas, muitas vezes, não existe presença na hora de se alimentar. A gente come para matar a fome. Mas, poucas vezes, as pessoas se questionam se realmente estão com fome, ou até mesmo o que estão comendo, de onde vem aquele alimento e o caminho que ele fez até chegar no prato”.

E como muitos alimentos já vem prontos, o que falta é um olhar de carinho. “Quando cozinho, tento usar o mínimo de industrializados. Gosto da alquimia que a cozinha tem de transformar as coisas. As pessoas não precisam saber cozinhar, às vezes nem gostar, mas se uma vez por mês fizer alguma coisa, a relação afetiva com a comida já vai mudando”, afirma.

“Mas é tudo mais complexo porque a gente vive numa cultura que supervaloriza ultra processados e prega que comer saudável é caro. E não precisa ser”, destaca Aline.

Poder comer algo que plantou, que seja uma cebolinha num vaso, é uma experiência incrível. “Você sabe de onde isso veio e que seu amor de cuidar cresceu ali. A pessoa se conecta com seu alimento”.

A receita de chuchu no molho com laranja e curry é uma mistura picante e agridoce. Aline ensina como preparar em casa e até acrescentar o requeijão caseiro para dar um “up” no sabor.

Ingredientes: 

  • 2 dentes de alho
  • 1 chuchu
  • 1 colher de curry
  • Sal
  • 2 laranjas
  • 1 colher de café de açúcar mascavo

Modo de preparo: Amasse e doure dois dentes de alho no azeite. Em seguida, acrescente na panela o chuchu descascado e picado, mas sem a parte branca. Tampe e deixe o chuchu amolecer, pois precisa cozinhar bem até ficar macio. Depois, adicione uma colher de curry, sal a gosto e o suco feito com as duas laranjas que você havia separado. Outro passo é colocar uma colher de café de açúcar mascavo.

Deixe o caldo reduzir bem, até engrossar e depois desligue o fogo.

O requeijão caseiro também deve ser preparado para complementar a receita. Para isso, vai precisar dos ingredientes:

  • 1 litro de leite integral (sem ser longa vida, de preferência que seja de vaca mesmo)
  • 5 colheres de vinagre de álcool
  • 2 colheres de manteiga
  • Sal

Modo de preparo: Ferva 900 ml de leite e deixe 100 ml frio, num recipiente separado. Após o leite ferver, desligue o fogo e coloco o vinagre para talhar. Mexa para misturar e deixe descansando por cinco minutos. A parte talhada vira uma massa, que precisa ser separada do soro com o auxílio de uma peneira.

Em seguida, bata a massa com a manteiga no liquidificador ou processador. Depois, vai acrescentando o leite frio até a receita ficar bem cremosa e acrescente o sal.

3º passo: Depois de tudo preparado, acrescente duas colheres de requeijão cremoso no prato de chuchu e aproveite para saborear em seguida.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias