ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Palha italiana low carb é opção para comer doce sem sair da dieta

Adaptada, a receita conta com ingredientes mais naturais e saudáveis para você adoçar a boca sem culpa e de forma moderada

Por Alana Portela | 04/08/2020 06:30
Palha italiana low carb pronta para ser saboreada. (Foto: Aline Macedo)
Palha italiana low carb pronta para ser saboreada. (Foto: Aline Macedo)

Palha italiana low carb é opção light para matar vontade de comer doce, mas sem sair da dieta. A receita é uma adaptação da nutricionista Aline Macedo, que agora ensina o passo a passo para você fazer em casa. Com ingredientes mais saudáveis, é possível preparar a sobremesa ou lanche em uma hora.

“Nesse momento não precisamos fazer restrição de carboidratos, mas sim ajustar isso em nosso plano alimentar. Os carboidratos, em geral, são necessários para suprir nossas demandadas energéticas. É preciso adaptação e equilíbrio nessa fase”, afirma.

Aos 27 anos, a nutricionista costuma fazer adaptações de receitas para ajudar aqueles que gostam de manter uma alimentação mais equilibrada. “Comer saudável não é ruim. Tudo é um ajuste, assim conseguimos manter uma qualidade social e se alimentar bem”.

A massa do biscoito sendo colocada numa forma já untada. (Foto: Aline Macedo)
A massa do biscoito sendo colocada numa forma já untada. (Foto: Aline Macedo)

Em tempos de pandemia, no qual que as pessoas estão ficando mais em casa e tentando controlar o peso, a palha italiana low carb vem a calhar. Se você está isolado e sem muita criatividade na cozinha, essa é uma boa opção para preparar e adoçar a quarentena.

“Qualquer pessoa pode fazer, mas nessa receita usamos xilitol [adoçante natural], que é um poliois que tem um teor de fermentação alta. Então, pessoas com disbiose moderada, doenças intestinais podem sentir um desconforto intestinal, pois irão ter uma produção de flatos acentuada”, explica.

A nutricionista comenta que a diferença da receita tradicional para a low carb está nos ingredientes. “Tiramos os biscoitos, o açúcar refinado e melhoramos a qualidade de oferta de açúcares, deixando com um sabor parecido com o tradicional, mas com uma qualidade melhor”.

No entanto, assim como qualquer outra receita, é necessário dosar na hora de comer.  “Qualquer alimento precisa ter o equilíbrio para o consumo, pois tem um teor calórico e o excesso irá afetar no peso. Sempre precisamos controlar a quantidade do que consumimos”, destaca.

O biscoito foi cortado em cubinhos. (Foto: Aline Macedo)
O biscoito foi cortado em cubinhos. (Foto: Aline Macedo)

A palha italiana fica pronta em torno de uma hora e para quem nunca experimentou, Aline fala como é o resultado da receita low carb. “É uma textura muito parecida com a tradicional, fica um doce não enjoativo e bem macio. Eu amo”.  Confira os ingredientes e modo de preparo:

Biscoito:

  • 6 gemas
  • 3 col de sopa de xilitol
  • 1 col de chá de essência de baunilha
  • 3⁄4 de xícara de farinha de amêndoas
  • 1⁄2 col de chá de fermento em pó

Brigadeiro:

  • 150g de chocolate 70%
  • 1 xícara de leite de coco
  • 3 col de sopa de xylitol
  • 1 col de chá de manteiga Ghee
  • 3 col de sopa de leite de coco em pó⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O chocolate também é usado na receita. (Foto: Aline Macedo)
O chocolate também é usado na receita. (Foto: Aline Macedo)

Modo de preparo do biscoito: Bata as gemas com o xilitol até dobrar a massa. Depois, adicione a essência de baunilha, a farinha e o fermento. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno na temperatura de 200 graus, por 10 minutos. Em seguida, deixe esfriar e reserve.

Modo de preparo do brigadeiro: Derreta o chocolate com o leite de coco e o leite de coco em pó. Assim que começar a derreter, coloque o xilitol e a baunilha. Quando começar a desgrudar da panela, acrescente a manteiga e retire do fogo.

Passo 3: Coloque os biscoitos no brigadeiro e leve à geladeira, por 20 minutos. Depois desse tempo, corte em cubinhos, passe a palha italiana no leite de coco ou cacau em pó e se delicie.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.