ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Para abolir a carne no fim de ano, ceia pode ter até tender de grão de bico

Adriano Fernandes | 11/12/2015 06:45
O tender é feito com massa de grão de bico e tem recheio com farofa de castanhas.(Foto: Reprodução/Cantinho Vegetariano)
O tender é feito com massa de grão de bico e tem recheio com farofa de castanhas.(Foto: Reprodução/Cantinho Vegetariano)

Quem é vegano garante: quase tudo na cozinha tradicional pode ser “veganizado”. Na ceia de Natal não é diferente. Os ingredientes de alguns dos pratos mais clássicos podem ser trocados por opções mais saudáveis, com menos carboidratos e de origem vegetal. O resultado são comidas com visual de dar água na boca e que enganam bem. Dá para fazer até tender 100% vegano, ao invés de usar o pernil suíno.

Mas o cardápio exige criatividade e disposição para quem aboliu de vez os alimentos de origem animal. A maior parte dos ingredientes pode ser encontrada em casas de produtos naturais, empórios ou em alguns supermercados. Grão de bico, frutas secas e até castanhas, como nozes e amêndoas, podem ser ingredientes preciosos na hora das adaptações.

Na mesa da funcionária pública Roseni Feitosa, de 41 anos, por exemplo, o tender à base de massa de grão de bico, tem direito a recheio de farofa e complemento de massa folhada. Tudo natural e sem nenhum tipo de carne. “Quem é vegano tem que se virar como pode, mas quase tudo na cozinha a gente consegue veganizar ”, comenta.

Roseni explica que em Campo Grande algumas casas de produtos naturais já vendem a massa de grão de bico pronta. Mas para quem preferir fazer em casa, basta anotar os ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de grão-de-bico
3 xícaras de água ou caldo de legumes
1 tomate grande
2 dentes de alho
1/4 de cebola
1/3 de pimentão vermelho
Sal, louro em pó e sementes de cominho a gosto

Farofa para recheio:

50 gr de cogumelo shitake
50 gr de cogumelo paris fresco
50 gr de shimeji (você pode usar o cogumelo que quiser)
1 cenoura pequena
1 pedaço de salsão
1 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto

Massa folhada:

2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo ou azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico ou bicarbonato
Amido de milho

Para a massa, todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador. Depois de pronta, ela deve ser levada ao fogo até que engrosse e vire uma espécie de polenta. Em seguida, a massa tem der ser modelada como uma espécie de bola e deixada enrolada em papel alumínio na geladeira. No dia seguinte, é só rechear com a farofa, que também pode ser feita também com damasco, frutas secas e castanhas. Em seguida o “tender” deve ser coberto com a massa folhada e levado ao forno.

O salpicão vegano tem maionese feita com castanhas de caju. (Foto: Reprodução/Cantinho Vegetariano)
O salpicão vegano tem maionese feita com castanhas de caju. (Foto: Reprodução/Cantinho Vegetariano)

Outra sugestão de Roseni é o salpicão de tofu defumado, com maionese a base de leite de castanhas de caju. O modo de preparo e os ingredientes são os mesmos de um salpicão convencional:

Ingredientes:    

100 g de tofu defumado ralado grosso
1/3 de cenoura média ralada grossa
5 azeitonas verdes picadas
5 azeitonas pretas picadas
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 cebolinha picada
2 rodelas grossas de glutadela picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de maionese vegetal
Sal e pimenta a gosto

Ao invés de utilizar a maionese comum para dar consistência à mistura, uma versão caseira pode ser produzida com as castanhas. Elas devem ficar de molho na água por no mínimo oito horas. Em seguida, precisam ser batidas no liquidificar com água de coco, um dente de alho, azeite e sal a gosto. Todos os ingredientes têm de ser acrescentados aos poucos.

O Arroz à Grega também é outra sugestão saudável e prática de ser feita. Além do arroz integral, podem ser acrescentados cenoura picada, pimentão, ervilhas frescas e uvas passas. Todos os ingredientes devem ser refogados em 1/2 xícara de champagne e 2 de caldo de legumes. Acrescentar amêndoas torradas e picadas, também dão um toque todo especial ao prato.

Na internet, alguns blogs como o Cantinho Vegetariano, também dão dicas e receitas, passo a passo de outros pratos veganos para a ceia.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias