ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Sabor

Para matar vontade de doce, aprenda receitas menos açucaradas

Nutricionista sugere opções de sobremesas mais saudáveis que – de tão fáceis, rápidas e práticas – nem precisam ir ao fogão

Raul Delvizio | 23/01/2021 07:38
Sugestões de sobremesas "sem culpa" – fácies, rápidas e práticas e que nem vão ao fogão (Foto: Reprodução)
Sugestões de sobremesas "sem culpa" – fácies, rápidas e práticas e que nem vão ao fogão (Foto: Reprodução)

Com esse clima mais fresquinho e com até previsão de chuva para as tardes deste final de semana, nada melhor que curtir debaixo da coberta, assistindo um filminho ou aquela série que está viciado. Sem falar a vontade que dá de comer uma sobremesa para fechar o "programa" com chave de ouro.

Para a nutricionista Heloisa Xavier Dib, não há problema algum em se enfiar no doce – desde que isso aconteça de forma comedida. Melhor ainda, se a própria receita já tiver na preparação aspectos que façam dela uma opção mais saudável. Por isso, segundo acredita, deixar de "ter culpa" só depende de você.

"Aquele sentimento de 'culpa' ocorre muitas vezes quando a pessoa só foca no 'tropeço', e não na jornada. Uma reeducação alimentar é para a vida toda. E ainda bem que na vida sempre temos uma nova oportunidade de nos corrigirmos e melhorarmos, não é mesmo?", ressalta.

Pensando nisso, Heloisa dá dicas de como matar a vontade de um docinho: "escolha receitas que contenham frutas na preparação, como por exemplo mousses, salada de frutas com sorvete e até alguma torta, mas com adição de chocolate 60% a 80% cacau – além das castanhas", sugere.

Seja no sofá ou na cama, curtir um momento relax na companhia saborosa de uma sobremesa, conforme orienta a nutricionista, tem que envolver três coisas: "degustação prazerosa, sem pressa e consciente. Assim, você não exagera na quantidade e não passa vontade", finaliza.

Confira logo abaixo as sugestões que Heloisa trouxe de receitinhas açucaradas mais saudáveis. De tão fáceis, rápidas e práticas, tem aquelas que nem precisam ir ao fogão. Veja:


Beijinho fit

Beijinho fit (Foto: Reprodução)
Beijinho fit (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

  • 3 xícaras de coco ralado sem açúcar
  • 3 colheres de mel
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 e ½ colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo – Coloque o coco ralado no liquidificador ou processador. Quando estiver bem batido, misture o restante dos ingredientes e processe por mais 3 minutos. A pasta que se formar é o beijinho. Unte as mãos levemente com óleo de cozinha e faça bolinhas do tamanho que preferir com a massa. Finalize passando cada uma delas no cacau ou no coco ralado.


Mousse de chocolate com abacate

Aqui, esta mousse de chocolate é feita com abacate (Foto: Reprodução)
Aqui, esta mousse de chocolate é feita com abacate (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

  • 50g de chocolate 70% cacau
  • 100g de abacate

Modo de preparo – Derreta o chocolate no microondas (30 em 30 segundos) e misture com o abacate. Bata tudo com um mixer ou liquidificador. Coloque para gelar por no mínimo 2 horas e prontinho.


Sorvete de cacau e morango

Frutas congeladas podem virar um sorvetinho daqueles (Foto: Reprodução)
Frutas congeladas podem virar um sorvetinho daqueles (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

  • 1 banana congelada
  • 4 morangos congelados
  • 1 colher de sobremesa de cacau
  • 1 colher de sopa de leite de coco
  • 1 colher de sobremesa de amêndoas em lascas
  • 1 colher de chá de sobremesa de mel

Modo de preparo – Coloque a banana no liquidificador com o cacau, o leite de coco e o mel. Pulse. Quando a mistura virar uma massa pastosa e gelada, parecida com um sorvete, jogue os morangos e pulse novamente apenas para deixar pedacinhos. Sirva em um pote com amêndoas para decorar e adicionar uma textura extra.


Petit gâteau funcional

Esta é a única receita que vai no forno: sugestão de um petit gâteau funcional (Foto: Reprodução)
Esta é a única receita que vai no forno: sugestão de um petit gâteau funcional (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • ¾ de chocolate 60% cacau picado
  • ¾ de açúcar demerara
  • ½ xícara de manteiga clarificada (ghee)
  • ½ xícara de farinha de arroz
  • ⅓ xícara de polvilho doce
  • 1 colher de sopa de fécula de batata
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça

Modo de preparo – Coloque o chocolate para derreter em banho-maria. Leve os ovos para a batedeira. Aos poucos, vá adicionando o açúcar. Em seguida, inclua o chocolate e a manteiga clarificada já derretida na mistura. Bata. Coloque aos poucos as farinhas até formar um creme uniforme. Coloque a massa em forminhas pequenas individuais (pode ser antiaderente ou de silicone, ou então ramekin de cerâmica). Caso não tenha, unte um tabuleiro com manteiga e despeje o conteúdo. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar em fogo alto (240°C) por apenas 8 minutos. Qualquer coisa faça o teste do palitinho: ao enfiar, a massa tem que estar durinha por fora mas levemente mole por dentro, isto é, o palito sairá apenas um pouco sujinho.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias