ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Para quem gosta muito de pequi, vale encarar 130 km de estrada e ir até festival

Cerca de 300 litros do fruto do cerrado foram reservados para a preparação dos pratos que vai de pastel a coxinha e licor de pequi

Alana Portela | 11/01/2020 07:46
Pequi servido no prato com cebolinha para ser saboreado  (Foto: Divulgação/Agecom)
Pequi servido no prato com cebolinha para ser saboreado (Foto: Divulgação/Agecom)

A 1ª Festa do Pequi começa hoje no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 130 quilômetros de Campo Grande. O evento inicia às 18h, na Praça Central, com 300 litros do fruto típico de cerrado que é o ingrediente principal dos pratos a serem servidos no local. A entrada é gratuita e tem shows para animar a galera.

“A intenção do evento é movimentar o distrito e fazer as pessoas conhecerem o turismo da região e o pequi, que é um fruto típico daqui”, explica o organizador Cleomir Cristaldo. Aos 39 anos, ele teve a ideia de criar a festa para que a população possa gerar renda através da venda do pequi.

Cleomir é morador do distrito, que pertence à cidade de Aquidauana, e relata que é tradição na região comer e vender pequi. “Temos dois personagens antigos daqui, o Sebastião da Silva e Afonso Barbosa que têm 80 anos e sempre sobem no morro do Paxixi para catar o fruto. Depois, voltam para limpar e vendem na BR-262”, diz. “Virou costume e hoje, além dos dois têm mulheres, crianças e jovens trabalhando com a venda do pequi na BR”, completa.

A festa está sendo organizada há dois meses e a programação inclui show da dupla sertaneja, Anderson e Fernandes. Depois do arrasta-pé o público conta com a apresentação do DJ Maguila, que promete agitar a galera.

Além da diversão, claro que a festa acontece em torno da gastronomia. As barracas vão vender pratos a partir de R$10,00. Nas opções do menu estão pastel, coxinha, arroz, frango, peixe e até licor de pequi. Os que preferem comidas tradicionais, sem pequi, também vai ter arroz carreteiro, espetinho e cachorro-quente.

A programação continua no domingo a partir das 9h. Quem sobe ao palco é a dupla, Sérgio e Ivan e o grupo de pagode, Ousados e Samba Trio. A criançada vai ganhar brinquedos.

Como chegar - Dirija pela BR 262 até a rotatória que dá acesso a Dois irmãos do Buriti. Passe a rotatória e em seguida observe uma nova rotatória, vire à esquerda na MS-450 sentido Palmeiras. Siga pela MS-450 até Camisão. 

Serviços - Mais informações pelo contato (67) 9 9943-4123.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias