ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Passado de geração em geração, biscoito de pinga leva no sabor as lições de avó

Paula Maciulevicius | 15/07/2016 07:41
Biscoito de pinga tem o sabor da lembrança de quem ensinou a receita para toda família: dona Maria. (Foto: Arquivo Pessoal)
Biscoito de pinga tem o sabor da lembrança de quem ensinou a receita para toda família: dona Maria. (Foto: Arquivo Pessoal)

Natal não existia se não houvesse o biscoito de pinga da avó, Maria Ostapenko, na mesa. A receita aprendida com a mãe foi repassada para as cinco filhas e sete netas, todas mulheres fortes que carregam no sobrenome e no sabor do bolinho, as lições da matriarca. "Receitas de família" é um espaço do Lado B para ser preenchido com as histórias que existem por trás de cada prato, seus ingredientes, modo de fazer e o principal: os sentimentos que o paladar desperta.

"O biscoito é uma receita imutável. Passou da minha bisa para a minha avó, que passou para a minha mãe e eu aprendi a fazer. É muito importante para a gente, ele lembra a minha avó e mesmo depois de ela falecer, a gente ainda sente o amor dela em cada biscoito", descreve a jornalista Ana Paula Ostapenko, de 34 anos, primeira neta de Maria.

Tem três meses que dona Maria se despediu das filhas e netas. Aos 76 anos, por complicações de saúde depois de dois tipos de câncer. De personalidade extremamente forte, dona Maria, talvez pela idade, não tinha papas na língua não. Falava o que sentia e pensava sem titubear. No batente, trabalhou com lavoura a vida toda, de descendência romena, também sofreu machismo dentro de casa pelo pai, que dizia que mulher não devia ler e nem escrever. Em São Paulo, se casou e quando as fronteiras para o então Mato Grosso se abriram, veio morar em Itaporã.

As três gerações das Ostapenko. Avó, mãe e filha, Ana Paula. (Foto: Arquivo Pessoal)
As três gerações das Ostapenko. Avó, mãe e filha, Ana Paula. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Se ela tivesse tido uma oportunidade, creio que seria economista. Ela tinha o tino para números, era fantástico. Fazia contas de cabeça”, palpita a neta. Depois de adulta, é que a vó Maria foi aprender a ler. Em Dourados, levava do trabalho, alguns jornais para que Ana Paula lesse as notícias para ela. “Ela foi uma pessoa que me ensinou a ler, que queria que eu fosse uma boa leitora”, lembra a jornalista.

Ana Paula foi aprender a fazer o biscoito quando chegou aos 20 anos e a saúde da avó já apresentava problemas. “Aí comecei a ajudar, era muito bolinho pra fazer e ela me chamava: vem cá Paula, me ajuda, você vai aprender e agora vai me ajudar a fazer’”. A neta lembra das palavras como se fosse hoje. “Aí eu sentava com ela e enrolava os bolinhos”, completa.

A receita é toda proporcional. Para cada 1 quilo de banha de porco, trigo e açúcar, 1 litro de cachaça. “Aí junta e amassa até desgrudar da mão. Aí você pode enrolar”, ensina a neta. Os biscoitinhos eram feitos em forma de gota, para então serem assados e antes de dourar, ganham uma mão de água e açúcar por cima. “Por isso que ele fica fofinho”, observa Ana.

Massa leva banha de porco, farinha e pinga. (Foto: Arquivo Pessoal)
Massa leva banha de porco, farinha e pinga. (Foto: Arquivo Pessoal)

No domingo que passou, ela e a mãe, Vanda Ostapenko, se reuniram em volta da receita de Maria. E nem precisa citar que a emoção correu a face das duas. “Foi um chororô só. Quando come, sinto amor, quando a gente faz, saudade”, resume Ana.

Para a neta, o biscoito é o legado da avó. A última vez em que comeu o original, da matriarca mesmo, foi ano passado, quando uma tia veio de Dourados a Campo Grande.

“Acho que se esse biscoito não for passado pra frente, é como se a memória dela não fosse, sabe? E eu quero carregar para sempre. É o legado onde ela deixou todo amor que tinha pela família. Todo mundo que come, sente a presença dela”, resume.

Receita foi feita por mãe e filha no último final de semana, para matar as saudades. (Foto: Arquivo Pessoal)
Receita foi feita por mãe e filha no último final de semana, para matar as saudades. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias