A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

28/09/2018 08:08

Receita da confeitaria francesa, veja como fazer macarons e abusar da decoração

Inspirado pela delicadeza do doce, o Lado B foi atrás da receita mais barata e os segredos da massa, que dizem por aí que é super difícil de fazer

Kimberly Teodoro
Docinhos são o charme da mesa, são parte da decoração, mas depois do parabéns está liberado comer. (Foto: Pintrest)Docinhos são o charme da mesa, são parte da decoração, mas depois do parabéns está liberado comer. (Foto: Pintrest)

Clássico, o macaron é um dos doces mais versáteis das festinhas, mas também cabe em outras ocasiões. Além de gostoso, enfeita festas infantis, 15 anos, casamentos, chás, batizados, serve como lembrancinhas da maternidade e até pedido de namoro. Encantador em suas diferentes cores e formatos, o que manda na hora de servir o doce é a criatividade, tem quem decore com pasta americana ou escreva com canetinhas de tinta comestível na massa mesmo, criando muitos elementos para diferentes temas.

Talvez você nunca tenha ouvido falar no nome, mas com certeza já viu o macaron por aí. É aquele biscoito redondo feito com farinha de amêndoas, crocante por fora e macio por dentro, com um recheio, que quando bem feito, derrete na boca.

Ideias inspiradoras que podem transformar o doce até em lembrancinhas da maternidade (Foto: Pintrest) Ideias inspiradoras que podem transformar o doce até em lembrancinhas da maternidade (Foto: Pintrest)
Variedade também está nos tamanhos, a massa pode ser assada de acordo com a imaginação do confeiteiro (Foto: Pintrest)Variedade também está nos tamanhos, a massa pode ser assada de acordo com a imaginação do confeiteiro (Foto: Pintrest)

A massa tem gosto suave fácil de combinar e dá liberdade para o confeiteiro pintar e bordar, literalmente, transformando alguns dos docinhos em verdadeiras obras da arte culinária. O segredo é imaginação na hora de enfeitar o biscoito já pronto, dentro de embalagens feitas de celofane, caixinhas acrílicas e com lacinhos para um toque diferente que demonstra cuidado com quem recebe.

Também é fácil desenhar com canetinhas de tinta comestível na massa, o que inspira muita gente que quer uma opção sofisticada e menos elaborada do que a decoração de pasta americana na hora de convidar as madrinhas de casamento, fazer as lembrancinhas da maternidade e para os românticos, vale até pedido de namoro.

Para os românticos, macaron pode até virar pedido de namoro (Foto: Reprodução Pintrest)Para os românticos, macaron pode até virar pedido de namoro (Foto: Reprodução Pintrest)

Algumas confeitarias aqui em Campo Grande aceitam pedidos, como a Pão e Tal, que abriu as portas da cozinha para a confeiteira Cléa Tomazini, que é expert na receita, ensinar ao Lado B a fazer o macaron, você confere o passo a passo completo no vídeo no fim da matéria.

fazer em casa sai muito mais barato que comprar. Enquanto o quilo do macaron pronto sai por mais de R$ 100,00, a custo médio para a receita é de R$ 26,14, que rende cerca de 1,5kg de massa e 50 biscoitos, dependendo do tamanho e quantidade disposta na forma na hora de assar.

Os ingredientes são fáceis de encontrar, a massa leva 6 claras de ovos, 250g de açúcar de confeiteiro, 220g de açúcar refinado, água, e 250g de farinha de amêndoa, dessas que você compra em casas de produtos naturais, armazéns e lojas de cereais. 

Primeiro separe 3 claras de ovos e reserve, em seguida adicione o açúcar refinado em aproximadamente uma xícara de água e ferva até a mistura ganhar textura de fio, mas sem mexer para não “açucarar de mais a receita”, enquanto a calda ferve, deixe as claras batendo na batedeira, quando a calda atingir a textura de fio, retire do fogo e deixe batendo junto com as claras até atingir o ponto de marshmallow.

Enquanto isso, misture com a mão a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e mais 3 claras de ovos, até a mistura ficar homogênea. Quando a clara chegar ao ponto de marshmallow, adicione a massa com cuidado e mexa bem para garantir que não fiquem “bolotas” de farinha de amêndoa. O segredo da confeiteira Cléa é dividir o marshmallow em duas partes, adicionar e mexer uma metade por vez até garantir a textura adequada, que é uma massa quase pastosa. É importante ter cuidado, misturar demais pode deixar líquida e arruinar todo o trabalho. A massa pronta é só adicionar o corante a gosto.

Testamos as canetinhas com tinta comestível, a massa também é ideal para desenhar. (Foto: Guilherme Rosa)Testamos as canetinhas com tinta comestível, a massa também é ideal para desenhar. (Foto: Guilherme Rosa)

Aqueça o forno em uma temperatura média de 80ªc a 100ºc, mas atenção: a temperatura não pode passar de 120ºc, a massa é delicada e altas temperaturas podem fazer com que o biscoito resseque e rache.

Enquanto isso, prepare a forma com papel manteiga, coloque a massa em um saco plástico com bico de confeitar e “pingue” no papel manteiga, o ideal é que as camadas não fiquem muito grossas, o tamanho e formato vai da criatividade de cada um. Leve ao forno e deixe assar cerca de 40 min ou 50 min, mas não deixe passar disso.

Depois dos biscoitos frios, fique a vontade para rechear com o doce da sua preferência e decorar de acordo com a criatividade. Nossa equipe, inclusive tentou usar as canetinhas de tinta comestível depois que já estava tudo pronto para caracterizar nossos próprios macarons, faltou técnica de desenho, mas como dizem por aí, o que vale é a intenção.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.




imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.