ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Requeijão caseiro de nutricionista virou maior “polêmica” na internet

Ao criar versão de requeijão caseirinho, Jéssica caiu nas garras dos problematizadores; mas aqui ela compartilhou sua receita

Raul Delvizio | 11/02/2021 06:45
Requeijão caseiro sugerido por nutricionista foi alvo de polêmica (Foto: Reprodução)
Requeijão caseiro sugerido por nutricionista foi alvo de polêmica (Foto: Reprodução)

O que era para ser simples virou polêmica. Nas redes sociais, uma receita caseira de requeijão mais saudável, barato e que serve de base para outros pratos ganhou repercussão que a nutricionista Jéssica Pelegrin, de 27 anos, nem imaginava, com direito até a briga entre os usuários.

O vídeo compartilhado em seu perfil no TikTok acabou em uma avalanche de perguntas e pessoas incrédulas no eterno dilema da nutrição: margarina ou manteiga? "Foram muitas dúvidas e comentários. Achei a repercussão bem divertida e não encaro como 'dor de cabeça'. Me fez refletir que mesmo com tanta informação disponível ainda existem muitos questionamentos sobre o que é saudável ou não", reflete a nutricionista.

O vídeo-receita foi inspiração após o questionamento "requeijão é ou não um alimento saudável?". "Respondi que a maioria dos requeijões que encontramos nos mercados são ricos em conservantes, espessantes e aromatizantes, e consumir isso em excesso faz sim mal à  saúde", considera.

Nutricionista garante: como vários outros industrializados, requeijão de supermercado não faz bem para a nossa saúde, não – infelizmente (Foto: Reprodução/TikTok)
Nutricionista garante: como vários outros industrializados, requeijão de supermercado não faz bem para a nossa saúde, não – infelizmente (Foto: Reprodução/TikTok)

Como várias pessoas comentaram com pesar a notícia, Jéssica teve a ideia de compartilhar receita fácil e prática para fazer em casa. Eram só 3 ingredientes (leite, limão e manteiga), mas que acabaram gerando ainda mais polêmica.

"Muita gente questionou a relação dos ingredientes, pediu dicas para trocá-los por outros – óleo de coco, leite de amêndoas, etc. – e até o porquê da minha recomendação do uso de manteiga e não margarina. Ainda, se o leite desnatado era a melhor opção comparada a versão integral. Teve gente que foi longe, perguntando até se o leite se trata de um alimento saudável ou não para ser consumido diariamente", relata.

"O vídeo era tão simples! Não imaginei que tantas dúvidas com tão poucos ingredientes fossem surgir assim. Pediram até uma versão vegana usando algum leite vegetal. Realmente é difícil uma receita ser aplicável a todos. O que até não considero como um problema, porque mais uma vez comprova que somos únicos, com necessidades alimentares particulares e metabolismos diferentes. Claro que além dos comentários 'ácidos' também teve muitos outros positivos, das pessoas que gostaram. Mas toda essa troca, essa reação ao vídeo, já foi proveitosa", opina.

Veja o vídeo:

Para Jéssica, o ocorrido não se trata de desinformação. "A questão é que nem todo mundo sabe o que se aplica. As pessoas escutam opiniões diferentes na internet mas não sabem o que realmente vai funcionar para elas. Isso mostra a necessidade de uma ajuda individualizada, que é trabalhada na minha profissão", pontua.

Mas para quem ficou interessado, segue abaixo a receita do requeijão caseiro polêmico do TikTok.

Requeijão caseirinho

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de saquinho (tipo A)
  • Limão (não tem quantidade, deve ser usado até o leite talhar)
  • Manteiga (2 colheres de sopa)

Modo de preparo – Ferva 1 litro de leite. Após desligar, retire ½ xícara do leite e reserve. Esprema ½ limão (ou mais) no leite, coloque e mexa até talhar por completo. Depois, retire o soro e bata o que sobrou com 2 colheres de sopa de manteiga até a consistência ficar bem lisinha. Prove e ajuste o sal. Leve 2 horas para geladeira e pronto.

Dica da Jéssica – "Ela pode servir de base para um patê de frango, atum ou ainda dá para temperar com ervas, o que fica uma delícia! A receita é fácil, econômica e dura até 5 dias na geladeira", esclarece.

"Mas atenção! Alérgicos e intolerantes a lactose, pessoas com doenças inflamatórias intestinais ou quem tem desconforto com leite e laticínios realmente devem evitar esta receita", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias