ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Sandra ouviu que tirar leite era só para fortes e hoje brilha com queijo

Sandra teve a ideia e não recuou, e hoje vende queijo recheado com chocolate e até geleia

Por Cassia Modena | 07/11/2023 07:24
Sandra expõe orgulhosa as criações em feira na Capital (Foto: acervo pessoal)
Sandra expõe orgulhosa as criações em feira na Capital (Foto: acervo pessoal)

Morar no campo não estava nos planos de Sandra Medeiros, 43, antes de se casar. Ela conheceu o marido em Dourados há mais de 15 anos, e foi ele quem a convenceu de mudarem juntos para uma propriedade rural de Bandeirantes, que fica 300 quilômetros distante.

A união deu dois filhos ao casal e ela se adaptou bem à vida rural com a família formada. Mas, quando a filha caçula completou dois anos e meio, sentia que faltava alguma coisa: "Comecei a querer uma profissão para mim dentro da fazenda. Algo que eu conseguisse me sentir útil", conta.

A ideia foi fazer alguma coisa para vender a partir do leite de duas vacas leiteiras. "Tirar leite é só para os fortes", chegou a ouvir Sandra, na época.

Filhos participando de uma das primeiras produções (Foto: acervo pessoal)
Filhos participando de uma das primeiras produções (Foto: acervo pessoal)

Ela não se intimidou. Quando viu, tinha 30 litros ordenhados na raça. "Daí falei: meu Deus, para onde que eu vou com tanto litro de leite?", continua.

A resposta que veio à cabeça era queijo, o que ela nunca havia feito na vida. Apenas lembrava da irmã fazendo tranças com ele na cozinha. O passo a passo da receita ainda estava fresco na memória.

Da muçarela ao gourmet - As primeiras peças que Sandra tentou fazer não ficaram boas. Foram várias tentativas até acertar o ponto, na base da tentativa e erro. "Isso comigo chorando, querendo aquilo", detalha.

O que primeiro vingou foram as peças de muçarela. A confiança veio e a moradora de Bandeirantes empolgou, pegou o carro e dirigiu até a Capital para oferecer o produto de porta em porta.

O marido não aprovou de início. "Ele falava que era muito difícil lidar com o leite, com pessoas e funcionários. Mas eu voltei a tirar leite e plantei no meu coração que não ia desistir. Eu sentia que aquilo ali ia dar certo" diz.

Sandra evoluiu na arte de confeccionar queijo com o passar do tempo. Agora, adiciona recheios salgados e até doces, como chocolate e até geleia que mistura de manga com maracujá.

Quando produção começou a diversificar (Foto: acervo pessoal)
Quando produção começou a diversificar (Foto: acervo pessoal)
Queijo com chocolate Ferrero Rocher (Foto: acervo pessoal)
Queijo com chocolate Ferrero Rocher (Foto: acervo pessoal)
Queijinho acompanhado de geleia de maracujá com manga (Foto: acervo pessoal)
Queijinho acompanhado de geleia de maracujá com manga (Foto: acervo pessoal)

Daí em diante, Sandra recebeu assistência técnica para desenvolver o negócio, criou a marca e participou até de feira de exposição na Capital.

Sentir que a insistência valeu a pena é bom, mas a lida continua não sendo fácil. "Acordo às 3h da manhã, vou para a leiteria, ajudo na ordenha, cuido da higienização e todo o processo do leite. Depois vou para a produção dos queijos e cuido deles. Tem uma funcionária que me ajuda, mas a maior parte é minha. Fora isso, tenho minhas funções de dona de casa e mãe também. E estamos aqui, né?! Sendo fortes para não desistir", finaliza a queijeira.

A rotina de produção e os produtos disponíveis são mostrados pela família na página do Instagram da Estância Shalom, que pode ser acessado aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias