A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

09/10/2019 08:36

Talo de brócolis e almôndega de couve levam merendas a semifinal de concurso

Criatividade na falta de temperos específicos colocou 5 merendeiras na final do concurso

Danielle Valentim
Criançada faz fila para provar a receita. (Foto: KIísie Ainoã)Criançada faz fila para provar a receita. (Foto: KIísie Ainoã)

Criatividade, nutrição às crianças e ponto final no desperdício levaram cinco merendeiras à semifinal do 2º concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar de Campo Grande. A final acontece no dia 19 de outubro, mas até agora o prato mais votado é assinado por Simone Miguel da Silva, de 38 anos: o “Frango Tropical” que leva açúcar para colorir a carne de galinha.

Há sete anos na Reme (Rede Municipal de Ensino), Simone já trabalhava em cozinhas e levou para dentro da unidade, a técnica de dourar a carne de frango com o caramelo de açúcar.

Simone ressalta que para comandar uma cozinha é preciso sem craque no improviso, já que nem sempre a dispensa terá todos os ingredientes necessários para a refeição sair no horário.

Frango Tropical.Frango Tropical.
Até agora, o prato mais votado é assinado por Simone Miguel da Silva, de 38 anos. (Foto: Kísie Ainoã)Até agora, o prato mais votado é assinado por Simone Miguel da Silva, de 38 anos. (Foto: Kísie Ainoã)

Assim como a correria de um restaurante, a merendeira adaptou o segredinho na receita. “Eu procuro usar coisas que vem para a escola, mas as vezes falta um alho, por exemplo, e é preciso improvisar. Nessa receita o segredo está todo no frango que pega todo o sabor do tempero e claro o agridoce do açúcar e a cor do caramelo”, explica.

Ingredientes
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 1kg de filézinho de frango em cubos
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 2 cebolas médias picada
• 2 cenouras médias em cubos
• 1 abobrinha em cubos
• 2 batatas inglesas em cubos
• 1 chuchu em cubos
• Cheiro verde (quanto preferir)
• Sal a gosto
• Água

Modo de preparo
Coloque a água no fogo para ferver, aqueça uma outra panela em fogo médio,c óleo e o açúcar até dourar e coloque o frango, a cenoura, a cebola e misture bem até envolver bem os ingredientes. Coloque a água e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente os demais legumes e o sal a gosto acrescente mais água e refogue por mais 5 minutos ou até amaciar. Por último o cheiro verde e sirva com arroz branco.

A receita divulgada por Simone rende 12 porções, mas diariamente, a cozinheira prepara o alimento para 640 crianças no período da tarde.

Patrícia está animada com a competição e diz que a torcida na escola é grande. (Foto: Marina Pacheco)Patrícia está animada com a competição e diz que a torcida na escola é grande. (Foto: Marina Pacheco)
Arroz Colorido Suíno.Arroz Colorido Suíno.

Além do objetivo de pôr fim ao desperdício, o segundo prato mais votado incentiva a alimentação saudável. Com bastante cor, o "Arroz Colorido Suíno" é assinado por Patrícia Paes Cesar, de 31 anos, cozinheira na Reme há seis anos.

O tempero de Patrícia é apreciado na Escola Integral Professora Iracema Maria Vicente, onde almoço é preparado para 600 crianças todos os dias. Para evitar a rejeição dos legumes, a merendeira decidiu juntar tudo.

“No nosso cardápio, a carne de porco era para fazer separada, assim como o brócolis com arroz. Mas quando você anuncia: É arroz com brócolis! Eles respondem: Argh! Que nojo! Então, resolvi fazer todo colorido, os legumes e a carne suína”, conta.

A direção provou , aprovou e incentivou Patrícia a participar do concurso. “Todo mundo amou. Eles aprendem a gostar, era muito desperdício”, finaliza.

Ingredientes
• 2 xícaras de arroz
• 1 cenoura media
• 150g de abobrinha
• 1 brócolis
• 400g de carne suína
• 2 cebolas medias
• 1 cabeça de alho
• 1 colher de café de colorau
• 10 colheres de sopa de óleo
• 1 litro e meio de agua quente e sal a gosto.

Modo de preparo
Tempere a carne suína com sal, vinagre e três dentes de alho e reserve, com um ralador rale a cenoura e a abobrinha, o brócolis deve ser bem cortadinho. Coloque uma panela em fogo médio e acrescente 8 colheres de óleo e refogue o restante do alho, coloque o arroz e frite bem.

Depois acrescente os legumes e de uma pequena refogada e coloque o sal e depois a agua e deixe cozinhar. Em outra panela coloque 2 colheres de óleo e a carne suína e deixe ele cozinhar por cerca de 10 minutos, depois acrescente o colorau e a cebola bem picadinha e meio copo de agua e deixe por mais 5 minutos e pronto. Depois dos dois prontos misture e só saborear esse prato pode ser acompanhado com uma salada verde ou de sua preferência.

Esses ingredientes rendem 10 porções.

Tempero de Patrícia é apreciado na Escola Integral Professora Iracema Maria Vicente, onde almoço é preparado para 600 crianças. (Foto: Marina Pacheco)Tempero de Patrícia é apreciado na Escola Integral Professora Iracema Maria Vicente, onde almoço é preparado para 600 crianças. (Foto: Marina Pacheco)

Aos 56 anos, Rosangela Aparecida de Moraes é uma verdadeira mãezona do Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança) Rafaela Abrão, onde 180 crianças estão matriculadas. Acompanhando pequenos desde o berçário, a cozinheira já tem “filhos” no 7º ano.

Há dez anos, quando assumiu o a função, Rosangela havia acabado de perder um filho e cozinhar para aquela criançada se tornou sua nova missão.

A unidade fica no Aero Racho e a cozinheira mora no Coophavilla. A receita da "Macarronada ao Molho de Talo de Brócolis, Tomate e Cenoura" uniu a paixão da garotada ao macarrão com o prato japonês de Yakisoba.

“Começou a vir brócolis para a merenda e a gente fazia no arroz, na carne ou na salada. Mas aqui no Emei as crianças gostam muito de macarrão. Eu lembrei do Yakisoba juntei todos os legumes e eles amaram. No ano passado, fiz a feijoada vegetariana”, lembra.

Rosângela atua no Caic há 10 anos.Rosângela atua no Caic há 10 anos.
Macarronada ao Molho de Talo de Brócolis, Tomate e Cenoura"Macarronada ao Molho de Talo de Brócolis, Tomate e Cenoura"

Sobre o acompanhamento dos alunos, Rosangela garante que é sua felicidade. “Eu pego eles criancinhas e hoje ao lado estudam crianças que já estão na 6ª e 7ª série. Eu vou brincando e inserindo os legumes na alimentação na brincadeira. Digo que a beterraba vai para o sangue, que os olhos ficam azuis e a criançada, ama”, finaliza.

Ingredientes
• 250 gramas de talo de brócolis picado (pré cozidos)
• 150 gramas de cebola
• 1 colher cheia de alho picado
• 120 gramas polpa de cenoura batida no liquidificador crua.
• 150 gramas de cheiro verde
• Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque em uma panela um pouco de óleo, aqueça e acrescenta a cebola picada , deixe dourar em seguida acrescentar o alho picado e na sequência o tomate picado, e coloque em fogo baixo. Deixar refogar por dois minutinhos e acrescente a polpa da cenoura crua. Isso tira a acidez do molho e acrescenta um sabor a mais na receita.

Se necessário acrescente um pouco de água e deixe ferver por mais dois minutos. Por último acrescente os talos de brócolis coloque sal a gosto e deixe ferver por mais três minutos em fogo baixo sempre mexendo, para não grudar e acrescentando água, se necessário. E para finalizar, depois de desligar o molho coloque cheiro verde. E nosso delicioso molho está pronto para ser colocado na nossa massa.

Para Rosangela Aparecida, cozinhar para a criançada se tornou sua nova missão, depois de perder o filho. Para Rosangela Aparecida, cozinhar para a criançada se tornou sua nova missão, depois de perder o filho.

A quarta receita mais votada foi a de Graucilene Aparecida Vareiro Brandão, de 50 anos. O tempero da cozinheira comanda a Escola Municipal João de Paula Ribeiro há três anos.

Diferente das demais competidoras, a atual cozinheira não trabalhava com gastronomia antes de entrar na Reme. “Sempre trabalhei em supermercado e empresas privadas. Depois prestei concurso para agente de saúde e merendeira e fui chamada”, conta.

Usando o brócolis, que é sugestão de merenda para 2020, Graucilene criou a receita de “Almondegas com Aveia ao Molho Verde de Brócolis”.

Graucilene criou a receita de “Almondegas com Aveia ao Molho Verde de Brócolis”.Graucilene criou a receita de “Almondegas com Aveia ao Molho Verde de Brócolis”.

“Eu não ia participar, mas aí olhei no edital e vi que dava para acrescentar o brocólis que é sugestão para merenda do ano que vem. A proteína do brócolis junto à vitamina da aveia que dá liga a receita foi um sucesso. Os alunos amam”, comenta.

Mãe de um adolescente de 13 anos e um rapaz de 22, Graucilene teve de ter muita criatividade em casa também. Para quem não trabalhava na área, diariamente, a cozinheira prepara a merenda de 250 alunos. A escola fica no fim da Rua 14 de Julho e Graucilene mora no Iracy Coelho. “É uma hora de viagem que já dá para ir refletindo sobre a vida”, finaliza.

Ingredientes das almôndegas:
• 1kg de carne bovina moída;
• 1/2kg de aveia em flocos;
• 1 colher de alho picado;
• 1 cebola média ralada;
• Cheiro verde e sal a gosto;
• Óleo

Ingredientes do molho de brócolis
• 1 maço de brócolis;
• 1 litro de leite
• 5 colheres de (sopa) de amido de milho;
• 2 colheres(sopa) de margarina
• 1 colher de alho picado
• 1 colher de cebola ralada;
• Cheiro verde e sal a gosto.

Modo de preparo das almôndegas:
Tempere a carne com os temperos; Vai colocando a aveia aos poucos até dar liga deixe descansar por 5 minutos. Depois enrole as almôndegas e asse.

Modo de preparo do molho:
Lave bem os brócolis, separe as flores das folhas e reserve; Cozinhe por 5 minutos os talos e as folhas e depois de cozidas bate no liquidificador e reserve; Em uma panela coloque uma colher de margarina, com o alho, a cebola até dourar; Coloque em uma panela os talos e as folhas batidas no liquidificador com meio litro de leite; Dissolva o amido de milho na outra metade do leite e leve ao fogo até engrossar sal a gosto e reserve; Asse as almôndegas e vai acrescentando – as ao molho verde e reserve;

As flores do brócolis refogue em uma colher de margarina e uma de alho e aí já está pronto suas almôndegas ao molho verde. Sirva logo em seguida. Acompanhamento: arroz branco, salada de alface crespa e cenoura e beterraba ralada temperada a gosto.

Diariamente, Rosângela Gonçalves cozinha para mais de 400 alunos. (Foto: Marina Pacheco)Diariamente, Rosângela Gonçalves cozinha para mais de 400 alunos. (Foto: Marina Pacheco)
Almondega de Couve.Almondega de Couve.

Na mesma linha de impedir o desperdício, Rosangela Gonçalves Mendonça, de 44 anos, investiu na couve e foi a quinta mais votada na competição. Há sete anos, na Reme, a cozinheira já viu muitos maços da verdura desperdiçados e hoje assina as "Almôndegas de Couve".

“Sempre chega muita couve na escola, mas a gente não dá conta de usar tudo na salada ou na farofa. Para fugir do desperdício usamos a couve no lugar do cheiro verde na montagem da almondega. Eu também faço o bobó de abóbora cabotian e de batata doce. Na nossa escola tem cantina, mas mesmo assim 70% dos alunos merendam”, frisa.

Diariamente, a merendeira cozinha para mais de 400 alunos. Na escola também fez muitas amizades e mesmo se mudando do bairro Guanandi para o Jardim São Lourenço, Rosangela embarca em um trajeto de uma hora todos os dias.

Ingredientes
• 2kg de carne moída
• 2 colheres de sopa de sal
• 3 ovos
• 4 colheres de sopa de trigo
• 4 cebolas raladas
• 1 maço de couve

Molho de tomate
• 4 sachês de extrato de tomate
• 2 cebolas

Modo de preparo
Em um recipiente misture a carne, o sal , os ovos ,a cebola ralada, a farinha de trigo e a couve fatiada. Misture bem. Faça as almôndegas moldando, coloque em um refratário e asse em forno pré aquecido até ficarem douradas. Faça o molho com as cebolas fritas e o extrato de tomate. Após a fervura coloque as almondegas no molho para ferver.

A final da votação acontece no dia 19 de outubro. Serão premiados as três candidatas que obtiverem as melhores pontuações na etapa final. O primeiro lugar vai levar um aparelho de televisão de 42 polegadas, o segundo lugar, um smartphone e o terceiro vai faturar uma batedeira planetária.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.