A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

25/11/2018 08:35

Verrine de 4 Leites e Nutella com bolo de cenoura é receita que derrete na boca

Com apresentação sofisticada, a sobremesa leva dois ingredientes favoritos dos brasileiros: Leite ninho e Nutella

Kimberly Teodoro
Servida em taças, o tradicional bolo de cenoura ganha outra cara (Foto: Kimberly Teodoro)Servida em taças, o tradicional bolo de cenoura ganha outra cara (Foto: Kimberly Teodoro)

Bolo de cenoura já é tradicional e versátil na mesa dos brasileiros, que serve tanto como café da manhã, lanche da tarde e até para sobremesa. Com um pouco de criatividade, a receita ganha também ares sofisticados e demonstra cuidado e atenção na hora de planejar a mesa.

Além da receita, aprenda também a compor uma verrine, apresentação de porções individuais em taças, que tem, além do bolo de cenoura, dois dos ingredientes favoritos do brasileiro: Leite Ninho e Nutella.

Para o bolo você vai precisar 270 gramas de cenouras limpas e lavadas (aproximadamente 3 cenouras médias), 200ml de óleo de girassol, 3 ovos, 360 gramas de açúcar ou 2 xícaras de chá 240 gramas de farinha de trigo, 2 colheres de chá de fermento em pó.

Use a criatividade para construir as camadas e sirva gelado ou em temperatura ambiente (Foto: Kimberly Teodoro)Use a criatividade para construir as camadas e sirva gelado ou em temperatura ambiente (Foto: Kimberly Teodoro)

Comece untando uma forma de tamanho médio e pré aqueça o forno a 180ºc, em seguida bata as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados, misture com calma até a massa ficar homogênea

Leve ao forno por aproximadamente 50 minuto, a dica é ficar atento ao ponto espetando o bolo com um garfo ou palito.

Para o recheio de 4 leites os ingredientes são: 1 caixa de leite condensado, 200g de creme de leite fresco, 3 colheres de sopa de leite de coco, 5 colheres de sopa de leite em pó, 25g chocolate branco ralado ou em pedaços pequenos.

Bata o creme de leite até chegar ao ponto de pico e reserve, coloque o leite condensado, o leite de coco e o leite em pó na panela e mexa até que desgrude do fundo, em seguida adicione e chocolate aos pedaços até que o calor do creme derreta completamente o chocolate e leve para gelar. O próximo passo é bater o creme já gelado na batedeira e ir acrescentando aos poucos o creme de leite batido até a mistura ficar homogênea.

A dica para a Nutella render mais é misturar 100gr de creme de leite para cada 100gr de creme de avelã e levar ao fogo baixo, misturando com uma colher para não grudar no fundo da panela. 

Por fim, esfarele o bolo de cenoura e coloque no fundo da taça, com um bico de confeiteiro vá fazendo camadas intercaladas de 4 leites e bolo, para finalizar adicione a nutella e sirva gelado ou em temperatura ambiente.

A receita foi apresentada pela chef de cozinha Isabela Vieira durante aula "Doces de Festa" realizada pelo curso de Gastronomia da Uniderp, de forma gratuita e com vagas limitadas. A organização ainda não tem a data dos próximos cursos.

Companhe o passo-a-passo em vídeo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.