Cooperativismo: União que transforma o campo e a cidade
Modelo econômico que une pessoas e transforma realidades é tema do 1º episódio do AgroCastMS
Em entrevista, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis Ramos, compartilha histórias e convida o público a conhecer as oportunidades e o sucesso do cooperativismo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O cooperativismo, presente há mais de um século no Brasil, movimenta cerca de 15% da economia de Mato Grosso do Sul, unindo pessoas em busca de objetivos comuns e soluções econômicas e sociais. Em entrevista ao AgroCast MS, Celso Régis Ramos, presidente do Sistema OCB/MS, destaca a importância do setor nos ramos agropecuário, financeiro, saúde e trabalho. O modelo cooperativista, que será celebrado pela ONU em 2025 como Ano Internacional das Cooperativas, alia produtividade e sustentabilidade com benefícios coletivos. Baseado em princípios de solidariedade, igualdade e democracia, o movimento tem transformado realidades e promovido desenvolvimento, especialmente no agronegócio sul-mato-grossense.
O cooperativismo é um modelo que une pessoas em torno de um objetivo comum na busca de soluções econômicas e sociais em benefício de um determinado grupo. As decisões são democráticas e os resultados compartilhados.
Presente há mais de 100 anos no Brasil, o movimento impulsiona o desenvolvimento, especialmente no agronegócio sul-mato-grossense, promovendo educação e autonomia para seus membros.
No episódio de estreia do AgroCast MS, os jornalistas Osmar Bastos e Gisllane Leite recebem Celso Régis Ramos, referência no tema e entusiasta do setor.
Durante a conversa, Celso fala sobre os desafios e conquistas do cooperativismo, que alia produtividade, sustentabilidade e benefícios coletivos. Ele destaca que o sistema movimenta quase 15% da economia do Estado e lembra que 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas.
“Na primeira vez, até o Papa abençoou as cooperativas”, relembra.
Com atuação em diversos ramos — agropecuário, financeiro, saúde e trabalho —, o cooperativismo promove prosperidade coletiva.
Para Celso, “é mais que um modelo de negócio; é um movimento social baseado em solidariedade, igualdade e democracia”.
No episódio, ele também cita exemplos de sucesso, como a Associação Novilho Precoce, que recentemente criou a sua própria cooperativa.
A conversa é leve e inspiradora, mostrando que o cooperativismo é um caminho de democracia econômica e oportunidades.
Na segunda parte do episódio, Rogério Carvalho, gerente comercial da Germisul, fala sobre a importância das sementes de qualidade para garantir produtividade e rentabilidade no campo. Ele destaca que a escolha de fornecedores confiáveis é essencial para mitigar riscos com a pirataria e impulsionar resultados.
Assista o episódio completo: