ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Mapa Interativo

Tem um pé de pequi aí na sua rua? Faça uma foto e envie para a gente

Enquanto fruto não madura, árvore conquista pela sombra; ajude a gente mapear os pequizeiros da cidade

Liniker Ribeiro | 15/04/2021 08:59

Fotografe o seu pé de pequi e envie a imagem para a gente. Entre no mapa interativo, insira um relato e a imagem:

O pequi é verdadeiramente disputado entre os meses de novembro e janeiro, quando, normalmente, o fruto amadurece. Com caroço amarelado e cheiro marcante, o alimento pode até não agradar alguns, mas o valor da sombra que os galhos de árvores avantajadas produzem é indiscutível, o ano inteiro.

Para dar o devido valor ao símbolo da culinária sul-mato-grossense, o Campo Grande News quer mapear os pequizeiros pela cidade. Ajude, fazendo uma foto e apontando no mapa aí no início dessa reportagem.

Atualmente, por exemplo, mesmo fora da época, os pés de pequi são fortes aliados contra o calor de 30ºC, em média, na Capital. Benefício que dona Elza Alves Martins, de 57 anos, não abre mão.

“Quando não tem fruto, é a sombra que é muito boa. Quando eu me mudei, não tinha sombra nenhuma, o pé era bem pequeno, cheguei a plantar outras árvores frutíferas, como acerola, jabuticaba, laranja e uva. Mas bastou crescer, para me presentear com essa maravilha que é a sombra”, destaca dona Elza, moradora do Jardim Mansur, onde árvore da espécie garante o verde em plena Avenida Felipe Camarão, onde o movimento de veículos é grande.

Na Avenida Felipe Camarão, no Jardim Mansur, pé de pequi se tornou varanda de casa (Foto: Silas Lima)
Na Avenida Felipe Camarão, no Jardim Mansur, pé de pequi se tornou varanda de casa (Foto: Silas Lima)

Ao lado dos cães que cria, a dona de casa diz ainda que os 12 metros de árvore se tornaram parte da casa onde mora. "Eu não tenho varanda, se chega visita em casa, a gente fica tudo aqui, protegido do sol".

Pé de pequi na Rua da Assembleia, próximo do cruzamento com a Rua dos Álamos (Foto: Silas Lima)
Pé de pequi na Rua da Assembleia, próximo do cruzamento com a Rua dos Álamos (Foto: Silas Lima)

Próximo dali, no silêncio do Bairro Cidade Jardim, enormes pés de pequi - a maioria com mais de 15 metros de altura – tomam conta de calçadas da região. Como na Rua da Assembleia, esquina com a Rua dos Álamos.

Com trânsito tranquilo, quem passa pelo local consegue admirar a árvore, facilmente. Cerca de 200 metros à frente, tem outro pé de pequi. Dessa vez, no cruzamento da Rua da Assembleia com a Rua Resedá, onde a sombra chega a ser ainda mais convidativa.

A engenheira de alimentos Paula Beolchi, de 48 anos, mora ao lado. Apesar de integrar o grupo “anti-pequi”, na cozinha, ela conta que, além de admirar a árvore na esquina de casa, não abre mão de outros dois pés do fruto, em seu quintal.

“As árvores de casa são nativas, construímos a casa fizemos questão de manter elas. Na época certa, fazem sujeira, mas trazem araras e eu acho lindo”, comenta Paula.

Claudecir aponta apaixonado para árvore em canteiro da Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos (Foto: Silas Lima)
Claudecir aponta apaixonado para árvore em canteiro da Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos (Foto: Silas Lima)

Do outro lado da cidade, no Jardim Montevidéu, o pé de pequi reina no canteiro da Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos. Única árvore, no espaço, o pequizeiro é como um filho para o morador Claudecir Diogo Isaías, de 50 anos, que garante fazer de tudo para manter o fruto, no local.

“Eu já briguei por causa desse pé de pequi, tudo para não arrancarem ele. Moro há 20 anos, quando eu cheguei o pé já estava aqui. Dá bastante fruto e o pessoal não deixa sobrar. Tem gente que pega até verde”, afirma o paisagista, que diz aproveitar os dias de fartura para cozinhar o caroço com arroz, frango, além de separar uma parte para a famosa conserva, herança da bisavó. "É o jeito que eu encontro de ter pequi o ano inteiro", finaliza.

O morador, inclusive, conversou com a equipe do Campo Grande News no dia em que completa 50 anos e, apaixonado pelo pé de pequi em frente à sua casa, ele garante: "Se não fosse a pandemia, o churrasco hoje seria debaixo dele", brinca.

Claudecir mostra pote de vidro com conserva de pequi, feita com fruto colhido em árvore em frente de casa (Foto: Silas Lima)
Claudecir mostra pote de vidro com conserva de pequi, feita com fruto colhido em árvore em frente de casa (Foto: Silas Lima)
Nos siga no Google Notícias