ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Após queimadas, artistas assinam carta em defesa do Pantanal

Aproximadamente 15 artistas se comprometerão a assinar o documento que também critica politica ambiental do atual governo

Ana Paula Chuva | 30/10/2020 10:36
Área atingida por queimadas no Pantanal. (Foto: Fernando Tortato)
Área atingida por queimadas no Pantanal. (Foto: Fernando Tortato)

Aproximadamente 15 artistas brasileiros – entre cantores, atores e escritores – se comprometeram a assinar uma carta em defesa do Pantanal,  que teve quase 40 mil quilômetros quadrados de área consumidos pelas queimadas em 2020.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o compromisso foi firmado durante uma audiência pública virtual realizada pela Comissão externa para o Pantanal da Câmara dos Deputados na noite desta quinta-feira (29).

Na ocasião os artistas disseram que assinando o documento estão “emprestando suas vozes para o Pantanal” e aproveitam para criticar a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A carta lida pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) fala sobre os recordes históricos de desmatamento e incêndios ambientais, quebrados dia após dia e critica os ataques ao trabalho cientifico na proteção do meio ambiente.

O documento também diz que a “participação de pessoas amplamente reconhecidas na sociedade” é fundamental para atrair a atenção da população brasileira para “articular forças vivas para pressionar, reivindicar e reforçar o compromisso do poder público com soluções sustentáveis para nossos biomas”.

Ainda conforme a Folha de São Paulo, entre os artistas que vão assinar a carta estão os atores Lucélia Santos, Marcos Palmeira, Thiago Lacerda, Letícia Sabatella e Dira Paes, e os cantores Renato Braz, Tetê Espíndola, Almir Sater e Vera e Zuleika.

Queimadas – Neste ano, o Pantanal tem enfrentado os piores incêndios da história do bioma. Só em setembro, o aumento registrado no número de queimadas foi de 180% em comparação com o mesmo período em 2019. É o mês com o maior número de ocorrências da história: 8.106.

A área atingida no ano chega a quase 40 mil km², o que corresponde a 26,5% de todo o bioma.

Nos siga no Google Notícias