ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Audiência na Capital vai discutir mudanças no licenciamento ambiental

Aline dos Santos | 18/05/2016 07:25

A mudança no processo de licenciamento ambiental será discutida em Campo Grande no dia 3 de junho. A audiência sera no auditório do MPF (Ministério Público Federal) e vai debater a flexibilização das normas e das leis proposta pelos poderes Legislativo e Executivo federal, além de proposta de alteração das resoluções Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

As sugestões de mudanças normativas, apesar de distintas, apresentam semelhanças, em especial quanto à análise de empreendimentos com grande impacto sobre o meio ambiente, com proposta de prazos menores para análises técnicas de alta complexidade, possibilidade de supressão de fases do procedimento de licenciamento e ampliação excessiva da liberdade de decisão do órgão licenciador.

A PEC 65 (Proposta de Emenda à Constituição), que autoriza a execução de obra ou atividade a partir da apresentação do estudo prévio de impacto ambiental, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e segue para apreciação do plenário.

Conforme o Ministério Público, a "medida fragiliza a fiscalização e descaracteriza o processo de licenciamento ambiental, composto por várias etapas, impedindo qualquer controle posterior sobre o cumprimento das obrigações socioambientais por parte do empreendedor".

O processo atualmente é composto por três licença: prévia, instalação e operação. Com a PEC, o procedimento seria apenas de estudo de impacto da própria empresa. A audiência será realizada às 13h30, na avenida Afonso Pena,4444.

Nos siga no Google Notícias