ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Catadores descumprem ordem e policiais entram no lixão

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 18/12/2012 09:59
Policiais entraram no lixão. (Foto: Luciano Muta)
Policiais entraram no lixão. (Foto: Luciano Muta)

A PM (Polícia Militar) e a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) entraram no lixão. Hoje, a prefeitura fecha o local, no bairro Dom Antônio Barbosa, que está em atividade desde 1984. No começo da manhã, os policiais e a Guarda Municipal estavam do lado de fora.

O acordo era esperar os 20 trabalhadores, que entraram a meia-noite, saírem após a comercialização dos materiais recicláveis. No entanto, outros catadores continuaram a entrar. Até o momento, não houve relato de conflitos. Não foi permitida a entrada dos jornalistas no lixão.

Na ação, são utilizados cavalos, cachorros e espingarda calibre 12. Ao todo, são 45 militares. Inicialmente, os trabalhadores cogitaram queimar pneus em protesto, mas desistiram diante da polícia. A reclamação veio em formas de tímidos gritos, como que a polícia deveria prender bandido.

De acordo com o major Adilson Macedo, os catadores podem ficar na frente do lixão. “Não pode partir para agressão e obstrução, impedindo a entrada dos caminhões de lixo”, enfatiza. Os catadores vão trabalhar na usina de triagem do aterro sanitário. Porém, apenas metade dos 120 quis participar do treinamento.

Nos siga no Google Notícias