ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Chuva forte alivia calorão e Inmet alerta para tempestade com granizo

O fenômeno pode atingir 50 milímetros com ventos intensos de até 60 quilômetros por hora

Guilherme Henri | 11/01/2019 17:06
Chuva na Avenida Afonso Pena na tarde desta sexta-feira (Foto: Kísie Ainoã)
Chuva na Avenida Afonso Pena na tarde desta sexta-feira (Foto: Kísie Ainoã)

Como previsto, forte pancada de chuva atingiu Campo Grande na tarde desta sexta-feira (11) e aliviou o calorão de 33ºC. Além disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para risco de tempestade com granizo até amanhã (12) em 76 cidades de Mato Grosso do Sul. O fenômeno pode atingir 50 milímetros com ventos intensos de até 60 quilômetros por hora.

Em Campo Grande, a chuva chegou forte no Jardim dos Estados, Carandá Bosque e na região central. No Bairro São Lourenço, leitor gravou vídeo da varanda de casa mostrando que lá a pancada de chuva foi forte.

Até a divulgação desta matéria, nenhuma ocorrência como: alagamentos, queda de árvore ou mesmo deslizamentos foram registradas pela Defesa Civil.

O alerta de tempestade começou às 15h45 desta sexta-feira. As recomendações do Inmet são para em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores - pois há risco de queda e descargas elétricas -, não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda e não usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada.

Próximos dias - E vem mais calor e chuva por aí. Segundo o Inmet, as condições climáticas permanecem pelo menos até domingo em Mato Grosso do Sul. Amanhã (12), os termômetros oscilam entre 32ºC e 22ºC.

A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancada de chuva isolada no decorrer da manhã. Já de tarde podem ocorrer trovoadas isoladas.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a falta de chuvas generalizadas em Mato Grosso do Sul é em decorrência de um sistema de circulação de ventos atuando - fenômeno que impede o desenvolvimento de nuvens de chuva em parte do Centro-Oeste e Sudeste.

Mesmo com o sistema de bloqueio atmosférico atuando, pancadas de chuvas ainda são verificadas no Estado em decorrência do calor e umidade que conseguem romper o bloqueio e formar nuvens convectivas localizadas. Ontem à noite, por exemplo, choveu forte em Ivinhema com ventos de 66 km/h.

Veja o vídeo:

Nos siga no Google Notícias