ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Com som 58% acima do permitido, jovem é multado e detido

Fiat Strada estava em rua central da cidade, por volta de uma da manhã deste sábado

Marta Ferreira | 10/08/2019 11:56
Veículo com aparelhagem de som foi apreendido. (Foto: PMA)
Veículo com aparelhagem de som foi apreendido. (Foto: PMA)

A exibição da “zonzera” no veículo saiu caro para um adolescente de São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande. Flagrado com o volume do som a quase 80 decibéis, 58% acima do permitido em lei, o rapaz de 19 anos foi multado em R$ 5 mil, detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Comparativamente, o áudio nessa altura equivale a estar no meio de uma sala de aula barulhenta ou, ainda, ouvindo sem parar um despertador. Como já era mais de uma da manhã, configura dois crimes: poluição sonora e perturbação da ordem.

O flagrante ocorreu durante operação realizada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e Polícia Civil para combater o problema. O foco foram veículos emitindo som em alta potência.

Aparelho marcou volume 58% maior do que o permitido.
Aparelho marcou volume 58% maior do que o permitido.

A aparelhagem estava na parte traseira de um Fiat Strada, localizado na avenida Getúlio Vargas, na região central de São Gabriel. Munidos de decibelímetro, os policiais mediram a pressão de som, que atingiu 78,1 decibéis médios, em horário e local que a legislação permite apenas 50 decibéis. O veículo e o equipamento de som foram apreendidos.

O infrator, residente na cidade, foi conduzido à delegacia e responderá por crime ambiental de poluição sonora. A pena prevista para o crime de poluição sonora é de um a quatro anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e multado pela PMA em R$ 5 mil.

Nos siga no Google Notícias