ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Contaminação da água por agrotóxicos em MS é discutida por especialistas na UFMS

Encontro no próximo dia 22 vai dicutir o assunto no campus da UFMS de Campo Grande

Por Gabriela Couto | 11/03/2024 09:29
Rio Miranda, que deságua no Rio Paraguai, principal curso de água do Pantanal. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)
Rio Miranda, que deságua no Rio Paraguai, principal curso de água do Pantanal. (Foto: Gustavo Figueirôa - SOS Pantanal)

“Água: fonte de vida – a extensão da contaminação por agrotóxicos no Mato Grosso do Sul” é o tema do seminário do dia 22 de março, no auditório Professor Inardi Adami, também conhecido como LAC, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Campo Grande.

O evento é gratuito e aberto para estudantes e pesquisadores no assunto. Interessados podem se inscrever pelo link, clicando aqui. 

O encontro será promovido pela superintendência estadual do Ministério da Saúde, a UFMS e a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Mato Grosso do Sul.

A partir das 8h inicia uma imersão acadêmica sobre o tema. A doutora Alexandra Pinho abre o circuito de palestras com o assunto dinâmica dos agrotóxicos no meio ambiente. Na sequência, a professora Teodora Souza irá debater a escassez e contaminação de água nos territórios indígenas e assentamentos rurais.

Doutores no assunto do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza Costa e Silvia Naomi Uehara vão trazer dados do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre pesquisas e estudos da contaminação da água na saúde humana, por conta de coquetéis de substâncias. Antes do intervalo da manhã haverá espaço para perguntas.

No retorno, o programa Águas do Pantanal, do SOS Pantanal, irá apresentar o resultado da pesquisa sobre contaminação da água no rio Santo Antônio, afluente do rio Miranda. Em seguida, representando a Embrapa, Rômulo Penna Scorza Júnior, irá trazer informações sobre monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em Mato Grosso do Sul.

Encerrando o ciclo de palestras da manhã, a doutora Maria Helena da Silva Andrade mostrará a avaliação da qualidade de água nos recursos hídricos do Estado, usando bioindicadores.

Após o almoço a doutora Noirce Lopes da Silva, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), falará sobre notificações de mortalidade de abelhas e ações sanitárias da agência.

Debate sobre veneno também será proposto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) com a palestra sobre situação de insegurança no trabalho dos expostos aos agrotóxicos no Mato Grosso do Sul. Em seguida, doutora Joanice Lube Battilani, do Ibama, ministrará a palestra ‘papel dos órgãos de controle e fiscalização na redução da contaminação da água por agrotóxicos’.

O evento seguirá com palestra do promotor de justiça Luciano Loubet, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que trará o tema ‘responsabilidade civil e penal na temática agrotóxicos). A última palestra do evento será com a professora doutora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Zefa Valdivina Pereira, com o tema ‘produção agroecológica como alternativa para o uso dos agrotóxicos’.

Após espaço para perguntas e discussão, haverá a elaboração de propostas para encaminhamentos e encerramento do seminário. Para confirmar presença é preciso entrar em contato pelo e-mail silvia.uehara@saude.gov.br .

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias