ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Corumbá implanta coleta seletiva de óleo de cozinha usado

Liana Feitosa | 26/01/2015 19:23

Corumbá agora tem coleta seletiva de óleo de cozinha usado. A Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, ligado à prefeitura da cidade que fica a 419 quilômetros de Campo Grande, faz a coleta e evita que o líquido polua rios, lagos e lençol freático. O resíduo também pode provocar entupimento da tubulação da rede de esgoto e até rompimento.

Quem irá receber o óleo usado é a VBC Engenharia Ltda., responsável pela execução das obras de 1.040 unidades habitacionais por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade.

O responsável técnico da empresa, Gustavo Castro, explica que o material coletado será reutilizado como desmoldante das formas de alumínio para concretos nas unidades habitacionais que estão sendo construídas em Corumbá.

Para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová, a coleta é fundamental para que a população descarte corretamente o resíduo. "O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente", indica.

Ainda segundo a diretora, campanhas de sensibilização também estão previstas para incentivar a população e a iniciativa privada a descartar o óleo de cozinha usado de forma adequada. Para isso, ações de educação ambiental ocorrerão em escolas, restaurantes e CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Armazenamento - Para que a reutilização do resíduo ocorra da forma adequada, recomenda-se aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparente. É importante tampar bem e, depois que alguns litros tiverem sido acumulados, basta entregar no ponto de coleta, que fica na própria Fundação do Meio Ambiente.

A fundação fica na rua 13 de Junho, nº 1.457, centro. A entrega funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações basta ligar no telefone (67) 3907 - 5385.

Nos siga no Google Notícias