A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

26/01/2015 19:23

Corumbá implanta coleta seletiva de óleo de cozinha usado

Liana Feitosa

Corumbá agora tem coleta seletiva de óleo de cozinha usado. A Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, ligado à prefeitura da cidade que fica a 419 quilômetros de Campo Grande, faz a coleta e evita que o líquido polua rios, lagos e lençol freático. O resíduo também pode provocar entupimento da tubulação da rede de esgoto e até rompimento.

Quem irá receber o óleo usado é a VBC Engenharia Ltda., responsável pela execução das obras de 1.040 unidades habitacionais por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade.

O responsável técnico da empresa, Gustavo Castro, explica que o material coletado será reutilizado como desmoldante das formas de alumínio para concretos nas unidades habitacionais que estão sendo construídas em Corumbá.

Para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová, a coleta é fundamental para que a população descarte corretamente o resíduo. "O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente", indica.

Ainda segundo a diretora, campanhas de sensibilização também estão previstas para incentivar a população e a iniciativa privada a descartar o óleo de cozinha usado de forma adequada. Para isso, ações de educação ambiental ocorrerão em escolas, restaurantes e CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Armazenamento - Para que a reutilização do resíduo ocorra da forma adequada, recomenda-se aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparente. É importante tampar bem e, depois que alguns litros tiverem sido acumulados, basta entregar no ponto de coleta, que fica na própria Fundação do Meio Ambiente.

A fundação fica na rua 13 de Junho, nº 1.457, centro. A entrega funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações basta ligar no telefone (67) 3907 - 5385.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions