ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Coxim registra 38,1°C e se torna a terceira cidade mais quente do Brasil

Medição ocorre antes do início do veranico e um dia antes de tempestade e vendaval chegarem ao MS

Por Geniffer Valeriano | 18/08/2025 17:33
Coxim registra 38,1°C e se torna a terceira cidade mais quente do Brasil
Vista do fim da tarde em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Com 38,1°C, Coxim foi a terceira cidade mais quente do Brasil nesta segunda-feira (18). O registro acontece às vésperas do início do terceiro veranico do ano, que deve atingir Mato Grosso do Sul a partir de quarta-feira (20), com temperaturas até 5°C acima da média, segundo previsão do Climatempo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Coxim registrou 38,1°C nesta segunda-feira (18), tornando-se a quarta cidade mais quente do Brasil. O município sul-mato-grossense ficou atrás apenas de Cuiabá (MT), São Miguel do Araguaia (GO) e Rosário Oeste (MT), com temperaturas variando entre 38°C e 38,8°C. O calor intenso precede o terceiro veranico do ano em Mato Grosso do Sul, previsto para iniciar na quarta-feira (20). Além das altas temperaturas, 30 cidades do estado estão sob alerta de tempestade, com previsão de chuvas de até 60 mm/h, ventos de 100 km/h e possível queda de granizo.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as maiores temperaturas registradas até as 14h tiveram pouca diferença: Cuiabá (MT) liderou o ranking com 38,8°C, seguida por São Miguel do Araguaia (GO), com 38,4°C, depois Coxim e, em quarto, Rosário Oeste (MT), com 38°C.

Além do calor intenso, preocupa a baixa umidade relativa do ar. O índice, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) deveria se manter em torno de 60%, deve ficar muito abaixo desse valor, aumentando os riscos de problemas respiratórios.

Por outro lado, 30 cidades do Estado estão sob alerta laranja de tempestade nesta terça-feira (19), o que pode trazer alívio temporário nas temperaturas. O aviso começa à meia-noite e segue até 1h da quarta-feira (20).

O Inmet prevê chuva de até 60 mm/h ou 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As tempestades devem atingir Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Outro alerta válido para esta terça-feira é de vendaval, que abrange os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os ventos devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.