ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Desafio de observação de aves atrai 100 participantes em 1ª edição

A iniciativa (BioAves) foi realizada pelo Conselho Regional de Biologia 1° Região (SP, MT e MS)

Por Gabriel de Matos | 15/09/2024 18:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A primeira edição do Desafio de Observação de Aves, promovida pelo Conselho Regional de Biologia 1ª Região (SP, MT e MS) reuniu 101 participantes e registrando 345 espécies de aves, incluindo algumas raras e ameaçadas. O evento foi gratuito e contou com a participação de observadores de várias cidades do estado, além de proporcionar a descoberta de novos destinos para o turismo de observação de aves, um segmento crescente na região.

Destinos de destaque no Mato Grosso do Sul incluíram a APA Baía Negra, em Ladário, os Parques Estaduais Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande, e o Refúgio da Ilha, em Miranda. Novos roteiros também foram explorados, como o Parque Natural Municipal de Naviraí, a região do Amonguijá em Porto Murtinho e áreas naturais de Rochedo.

Entre as 345 espécies registradas, algumas aves vulneráveis foram avistadas, como a arara-azul, garça-da-mata e mutum-de-penacho, além de espécies como o soldadinho, papagaio-galego, chorozinho-de-bico-comprido e gralha-do-campo. Registros importantes incluíram a tesourinha-da-mata em Bonito, joão-grilo e maçarico-pintado em Rochedo, sanã-parda e suiriri-pequeno em Dourados, e o bacurau-de-rabo-maculado em Ladário.

O presidente do Conselho Regional, André Dias, destacou a importância do evento não apenas para os observadores, mas para todas as idades que participaram, contribuindo com dados e listas de espécies avistadas. Maristela Benites, pesquisadora do Instituto Mamede, reforçou o impacto da observação de aves na sensibilização para a conservação da natureza, enquanto Suzana Arakaki, professora da UEMS, comemorou os dias intensos e agradáveis vividos durante o evento.

O desafio de observação de aves foi realizado em várias cidades do estado, incluindo Anastácio, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, e muitas outras, demonstrando o potencial do turismo de natureza em Mato Grosso do Sul, um destino já reconhecido nacional e internacionalmente por sua biodiversidade.

Gavião-de-penacho foi observado durante desafio em MS (Foto: Gabriel Freitas)
Gavião-de-penacho foi observado durante desafio em MS (Foto: Gabriel Freitas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias