ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Durante Operação Ágata, homem é flagrado transportando madeira protegida por lei

Viviane Oliveira | 08/08/2012 13:54
Caminhão cheio de madeira foi apreendido durante Operação Ágata. (Foto: divulgação)
Caminhão cheio de madeira foi apreendido durante Operação Ágata. (Foto: divulgação)

Durante a Operação Ágata 5, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Exército aprenderam um caminhão carregado de madeiras protegidas por lei. O flagrante foi na noite de ontem (7) no posto de fiscalização Buraco das Piranhas, na BR-262 em Corumbá, cidade distante 419 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a Polícia, ao ser questionado o condutor apresentou o DOF (Documento de Origem Florestal) irregular. Foram apreendidas 430 unidades de produtos florestais, entre lascas e palanques, totalizando 18,32m³ de madeiras da espécie aroeira.

A empresa responsável pelo transporte foi multada em R$ 5.496. Os produtos florestais foram adquiridos na Bolívia e seriam levados para Maringá (PR).

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e contrabando.

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) proíbe o corte de aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.

Operação - A Operação Ágata 5 começou na última segunda-feira (6) e vai até o dia 20 de agosto. A ação do Ministério da Defesa tem como intuito de fortalecer a presença das forças armadas na região de fronteira para reduzir a criminalidade.

Nos siga no Google Notícias