ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Empresários querem importar sistema de coleta implementado na Espanha

Objetivo é instalar uma nova unidade produtiva no município e para isso encomendou uma série de estudos técnicos prévios. Capital ocupa posição considerada estratégica na região Centro-Oeste, o que facilita o escoamento da produção.

Gabriel Neris | 22/04/2019 16:18
Pontos de coleta de lixo são espalhados por Barcelona (Foto: Divulgação)
Pontos de coleta de lixo são espalhados por Barcelona (Foto: Divulgação)

Representantes do sistema de coleta e reciclagem estão em Barcelona para conhecer o serviço implantado na cidade catalã. Os empresários foram a Europa conhecer a tecnologia e inovação no setor de reciclagem com o intuito de trazer a ideia para Campo Grande.

O grupo é representado pelos economistas Fernando Abrahão e Fabio Nimer. Eles buscam experiência em Barcelona, onde a educação e a consciência ambiental são consideradas primordiais. Jogar livro no lixo, por exemplo, é considerado crime, por isso há pontos de coleta do material.

O programa foi implantado nas escolas em 2001. O poder público municipal criou o programa Agenda 21 Escolar Barcelona, envolvendo professores, alunos e familiares para a criação e consolidação das escolas sustentáveis.

Veículo específico recolhe lixeira em rua de Barcelona (Foto: Divulgação)
Veículo específico recolhe lixeira em rua de Barcelona (Foto: Divulgação)

Os empresários também foram conhecer o sistema de tubulações subterrâneas que sugam o lixo e o enviam até uma central de compressão e distribuição. Na próxima semana estarão em Madri e posteriormente viajam para Dubai para conhecer as usinas de geração de energia sustentáveis.

Em junho a visita será na França, onde triar o lixo doméstico é considerado o segundo gesto cidadão mais importante para os moradores depois de votar nas eleições. O grupo ainda passará pela Alemanha em outubro visitando uma feira de tecnologia em máquinas e equipamentos para o setor de reciclagem.

O objetivo é instalar uma nova unidade produtiva no município e para isso encomendou uma série de estudos técnicos prévios. A Capital ocupa posição considerada estratégica na região Centro-Oeste, o que facilita o escoamento da produção.

O setor acredita que o zoneamento urbano de Campo Grande está estruturado e concentra os polos comerciais e industriais nas áreas periféricas, também é um polo de desenvolvimento econômico e social oferecendo concessões, benefícios e condições competitivas para a expansão de atividades empresariais.

O grupo cita como exemplo os números da Junta Comercial. A Capital recebeu em 2017 2.490 empresas, 41,18% dos 6.046 novos empreendimentos do Estado.

Nos siga no Google Notícias