ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Estado convoca lista de espera para projetos de prevenção e combate a incêndios

Edital do Fundo Clima Pantanal convoca organizações após desistência do Instituto Terra Brasilis

Por Ângela Kempfer | 13/08/2025 11:36
Estado convoca lista de espera para projetos de prevenção e combate a incêndios
Brigadista combate incêndio no Pantanal de Mato Grosso do Sul em 2024 (Foto: Marcelo Camargo)

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, convocou organizações da sociedade civil classificadas na lista de espera do Programa Fundo Clima Pantanal – PSA Brigadas para assumir projetos voltados à prevenção e combate a incêndios na região.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul convocou organizações da sociedade civil da lista de espera do Programa Fundo Clima Pantanal para assumir projetos de prevenção e combate a incêndios. A convocação ocorre após a desistência do Instituto Terra Brasilis de três propostas aprovadas.Entre as instituições chamadas estão o Instituto Tamanduá, a Associação Onçafari e a Universidade Católica Dom Bosco. As organizações têm 15 dias para apresentar a documentação necessária, e uma reunião técnica está agendada para agosto de 2025 na Semadesc.

A chamada foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (13) e ocorre após a desistência formal do Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socioambiental, responsável por três propostas anteriormente aprovadas: Fortalecimento das Brigadas da Terra Indígena Kadiwéu, Criação de brigada voluntária na região da Colônia São Domingos e Consolidação da Brigada do núcleo de RPPNs na Nhecolândia.

Foram chamados o Instituto Tamanduá, com o projeto Conectando pessoas e salvando vidas; Associação Onçafari - Eficiência no Manejo Integrado do Fogo: um esforço coletivo na prevenção de mega incêndios em áreas remotas do Pantanal; e a Universidade Católica Dom Bosco - Resgate Técnico e Monitoramento da Fauna em incêndios no Pantanal do MS

As organizações convocadas deverão, no prazo de 15 dias, apresentar a documentação exigida, incluindo ata de eleição e posse da atual diretoria, documentos pessoais e comprovantes de residência dos dirigentes com poderes para assinar termos de parceria.

Também está marcada para o dia 13 de agosto de 2025, às 8h30, na sede da Semadesc, no Parque dos Poderes, uma reunião técnica com gestores públicos para a elaboração do plano de trabalho.