Fim de semana terá calor extremo, baixa umidade e risco de tempestades
Temperaturas podem chegar a 40°C em várias regiões de MS, segundo o Cemtec
O fim de semana será marcado por contrastes no clima de Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (26), o tempo segue firme em grande parte do estado, com sol e variação de nebulosidade sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica. As temperaturas podem chegar a 40°C em várias regiões, com umidade relativa do ar em níveis críticos, variando de 15% a 35%, o que exige cuidados com a saúde e prevenção contra queimadas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A partir da tarde de sábado e à noite, o transporte de calor e umidade combinado a áreas de baixa pressão favorece pancadas de chuva e risco de tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente no Sudoeste, Oeste e Sul. As mínimas devem ficar entre 14°C e 18°C nessas regiões, com máximas entre 28°C e 34°C.
No Pantanal e no Sudoeste, as mínimas ficam entre 20°C e 26°C, com máximas de até 40°C. No Bolsão, no Leste e no Norte, a previsão é de mínimas entre 15°C e 24°C e de máximas de 30°C a 38°C. Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 19°C e 22°C, com máximas de 33°C a 36°C.
No domingo e na segunda-feira, o sol aparece com variação de nuvens, mas o avanço da umidade mantém a possibilidade de chuvas fracas a moderadas no Pantanal, no Sudoeste e no Sul, com risco de tempestades isoladas. As mínimas ficam entre 18°C e 20°C no Cone Sul e na Grande Dourados, onde as máximas não passam de 32°C.
No Pantanal, oscilam de 21°C a 26°C, com picos de 35°C. Já no Bolsão, Leste e Norte, os termômetros devem registrar de 19°C a 24°C, com máximas entre 34°C e 37°C. Para a capital, a previsão é de mínima entre 23°C e 25°C e máxima de 32°C a 34°C. Os ventos podem chegar a 60 km/h em todo o estado, com rajadas ainda mais fortes em pontos isolados.
As informações constam no boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).