ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Grupo de pescadores testemunha escassez de peixes no rio Paraguai

Marta Ferreira | 14/03/2011 18:10
Grupo em pescaria na Baía Uberaba, no Pantanal, na divisa com o Mato Grosso. (Foto: Lucimar Couto)
Grupo em pescaria na Baía Uberaba, no Pantanal, na divisa com o Mato Grosso. (Foto: Lucimar Couto)

Cinco dias e cerca de 300 quilômetros rio acima, paisagem de encher os olhos, mas uma constatação preocupante: está faltando peixe na imensidão de água do Paraguai onde, para muitos, se concretizam os sonhos de todo pescador. É o que revela um grupo de 18 pessoas, a maioria de Campo Grande, acostumadas se reunir para pescarias no Pantanal e que, da última experiência, no Carnaval, trouxe na bagagem apenas 24 exemplares dentro das medidas permitidas- menos do que a cota legal - e a certeza de que, a cada ano, está mais complicado se sair bem em uma pescaria na região.

“Você fazer uma viagem dessas para pegar um 1 peixe?”, questiona Ronaldo Ribeiro, comerciante, que subiu o rio junto com 17 amigos, até a região de Porto Índio, na divisa de Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. “Se a Piracema acabou de terminar e pesca ser liberada e está assim”, emenda.

“Foi muito ruim”, resume outro integrante do grupo, o economista Fernando Abrahão, de 34 anos. “Andamos uns 300 quilômetros rio acima e ainda assim tivemos dificuldades”, completa o publicitário Pascual Sanz Mondragon.

Outro que participou da pescaria frustrada, o advogado Luiz Cláudio Hugueney, 60 anos, diz que o que valeu foi o passeio, porque pesca mesmo, foi “bem fraquinha”.

Mais do que reclamar da dificuldade de fisgar peixes, todos são unânimes em apontar que esta não é uma situação recente.

“Brinco de bescar há 20 anos e há mais de 10 percebo que cada vez está mais difícil”,afirma Pascual. “O que a gente vê é muito pouco peixe e ainda fora de medida”, diz Fernando Abrahão.

O juiz e dono de uma propriedade à beira do rio Aquidauana Marcelo Raslan afirma que essa realidade vem sendo percebida também na localidade e já há alguns anos. “Quem vai para a beira do rio hoje, vai pensando apenas em passeio”.

Pescador mostra pintado, fora da medida. (Foto Thiago Pereira).
Pescador mostra pintado, fora da medida. (Foto Thiago Pereira).

Desrespeito e falta de fiscalização- Mesmo reclamando de não ter encontrado com facilidade o que mais gratifica o investimento na ida ao rio, o peixe, os pescadores amadores revelaram indignação com o que testemunharam ao longo do trajeto feito em pequenos barcos.

“Não vimos qualquer tipo de fiscalização”, comenta Fernando Abrahão.

Isso facilita, segundo afirmam os integrantes do grupo, a ação de pessoas que, em vez de pescadores nas horas vagas, acabam se transformando em predadores da natureza, pois pescam em reservas onde retirar peixes é proibido durante o ano todo.

Essa cena foi vista, por exemplo, na reserva conhecida como Cará-Cará, já na divisa com o MT.

Segundo o testemunhos dos integrantes do grupo, os barcos turísticos param em locais permitidos e os turistas seguem em voadeiras(pequenas embarcações) para os locais onde não poderiam entrar para pescar.

Mesmo com a legislação estabelecendo tamanhos mínimos permitidos, os pescadores amadores dizem que a fiscalização deficiente também provoca outro tipo de comportamento predatório, que é o pescador que come os peixes fora de tamanho no local onde retira os exemplares e transporta os que estão dentro da medida, passando incólume onde há fiscalização.

“O desrespeito é muito grande com a legislação”, define o juiz Marcelo Raslan.

Precisa mudar-Ele e os companheiros de pescaria defendem alterações na lei e a utilização de estratégias já usadas em outros países, como a Argentina, para mudar esse quadro.

Os argentinos criaram regras mais rígidas que impedem, por exemplo, a retirada do dourado dos rios.

“O turista já está indo para outros estados e outras regiões”, diz Pascual Mondragon, ao defender que sejam feitas mudanças para proteger o estoque pesqueiro.

“Se hoje já está assim, imagina daqui dez anos”, reflete.

Grupo de 27 pescadores ficou cinco dias no Pantanal. Resultado da pesca: 24 peixes. (Foto: Lucimar Couto)
Grupo de 27 pescadores ficou cinco dias no Pantanal. Resultado da pesca: 24 peixes. (Foto: Lucimar Couto)
Nos siga no Google Notícias