ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Hospital São Julião conquista prêmio nacional com programa Lixo Zero

Instituição foi reconhecida no Prêmio ESG 2025 por práticas de gestão de resíduos e reciclagem

Por Jéssica Fernandes | 15/05/2025 13:45
Hospital São Julião conquista prêmio nacional com programa Lixo Zero
Gerente de Política Ambiental do hospital, Bruno Maddalena, recebeu o prêmio na terça-feira. (Foto: Divulgação)

O Hospital São Julião conquistou reconhecimento nacional com o “Programa Lixo Zero em Hospital Filantrópico Conveniado ao SUS”. A instituição foi vencedora na categoria Gestão de Resíduos e Reciclagem do Prêmio ESG 2025, realizado na noite de terça-feira (13), em São Paulo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital São Julião, localizado em Campo Grande (MS), recebeu reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio ESG 2025 na categoria Gestão de Resíduos e Reciclagem. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de ESG, destaca iniciativas sustentáveis e de responsabilidade social. A instituição foi a primeira na América Latina a obter a certificação Lixo Zero, destinando corretamente mais de 84% de seus resíduos em 2024.O gerente de Política Ambiental do hospital, Bruno Maddalena, enfatizou a importância do reconhecimento, que projeta Mato Grosso do Sul como referência em práticas ESG na saúde. O programa já havia conquistado outros prêmios, como o Troféu Seriema 2024 e o Prêmio Lixo Zero 2024. Em 2023, o hospital reduziu em 57% o envio de resíduos ao aterro sanitário, totalizando cerca de 8.700 toneladas de materiais tratados.

Promovida pela Associação Brasileira de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), a premiação é considerada uma das mais relevantes do País no reconhecimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade, responsabilidade social e governança.

Situado em Campo Grande (MS), o Hospital São Julião foi a primeira instituição hospitalar da América Latina a obter a certificação Lixo Zero, ao destinar corretamente mais de 84% de seus resíduos em 2024. Esse resultado foi alcançado por meio da adoção de práticas de reaproveitamento, reciclagem e compostagem.

Hospital São Julião conquista prêmio nacional com programa Lixo Zero
Prêmio do ESG concedido ao hospital através do programa lixo zero. (Foto: Divulgação)

Idealizador da iniciativa, o gerente de Política Ambiental do hospital, Bruno Maddalena, destaca que o reconhecimento da experiência do São Julião na gestão de resíduos sólidos comprova a viabilidade de uma saúde pública ambientalmente responsável:

“Este reconhecimento comprova que é possível oferecer saúde pública de qualidade com responsabilidade ambiental. É uma conquista que projeta Mato Grosso do Sul como referência nacional em práticas ESG na área da saúde. Reafirmamos nosso compromisso com um modelo hospitalar mais sustentável e com um futuro mais consciente para todos", diz.

Hospital São Julião conquista prêmio nacional com programa Lixo Zero
No hospital, alunos jogam lixo nos residuários, caixas que substituem as lixeiras. (Foto: Arquivo/ Natália Olliver).

Antes do prêmio concedido pela Associação Brasileira de ESG, o Programa Lixo Zero em Hospital Filantrópico Conveniado ao SUS já havia rendido à instituição o Troféu Seriema 2024, concedido pelo CREA-GO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás), além do Prêmio Lixo Zero 2024, do Instituto Lixo Zero Brasil.

Lixo Zero – Em 2023, reportagem do Campo Grande News mostrou como o Hospital São Julião passou a adotar práticas sustentáveis que fundamentam o programa. Naquele ano, a instituição já havia deixado de enviar ao aterro sanitário da Capital 57% dos resíduos produzidos, o que representa cerca de 8.700 toneladas de materiais tratados e separados na própria unidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias