ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 36º

Meio Ambiente

Inmet alerta para risco de chuva intensa e alagamentos em MS

Avisos atingem principalmente municípios das regiões sul, sudoeste e Pantanal

Por Gabriel Neris | 25/10/2025 12:56
Inmet alerta para risco de chuva intensa e alagamentos em MS
Céu de Campo Grande com algumas nuvens escuras nesta tarde (Foto: Direto das Ruas)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul neste fim de semana, indicando risco de chuvas intensas e grande acumulado de precipitação em diversas regiões do Estado. Os avisos valem entre este sábado (25) e o domingo, e atingem principalmente municípios das regiões sul, sudoeste e Pantanal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul neste fim de semana. O primeiro, de "perigo potencial", prevê precipitações de até 50 milímetros por dia e ventos de 60 km/h entre sábado e domingo.O segundo alerta, classificado como "perigo", indica possibilidade de chuvas mais severas, com até 100 mm/dia, aumentando riscos de alagamentos e deslizamentos. As regiões sul, sudoeste e Pantanal serão as mais afetadas, incluindo municípios como Dourados, Ponta Porã e Corumbá.

O primeiro alerta, de “perigo potencial”, começou às 10h04 deste sábado e segue até o meio-dia de domingo. Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. O órgão aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na sequência, o instituto divulgou um segundo aviso, de “perigo”, válido das 0h até 23h59 de domingo. Esse alerta é mais severo e prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em cidades com áreas de risco.

Entre os municípios incluídos nos avisos estão Amambai, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Bonito, Maracaju, Sidrolândia e Mundo Novo, entre outros.

Inmet alerta para risco de chuva intensa e alagamentos em MS
Alertas de chuva e grande acumulado em parte de MS (Arte: Inmet)

O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de emergência.

Além disso, para o alerta de grande acumulado de chuva, o órgão reforça que moradores em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos devem observar sinais de instabilidade em encostas, proteger documentos e objetos em sacos plásticos e desligar o quadro geral de energia elétrica se houver risco de inundação.

Com os dois alertas simultâneos, o fim de semana deve ser de tempo instável em boa parte do Estado, com pancadas fortes, trovoadas e sensação de abafamento.