A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

13/07/2019 11:33

Instituto alerta para tempo seco que aumenta risco de queimadas

Índices vão variar entre 30% e 20% e há risco de incêndios florestais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia

Viviane Oliveira
Um dos incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros da Capital (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros) Um dos incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros da Capital (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta neste sábado (13) para mais um dia com baixa umidade relativa do ar no período da tarde. O aviso, que foi publicado 11h, termina às 18h. Os índices vão variar entre 30% e 20% e há risco de incêndios florestais e a saúde.

No fim da tarde de ontem (12), por exemplo, incêndio na MS-164, no distrito Nova Itamarati, em Ponta Porã, atingiu grande área de vegetação e às margens da rodovia. Também foram registradas queimadas em Campo Grande, um dos casos foi numa grande propriedade ao lado do condomínio Leonel Brizola, entre o Jardim Tijuca e o Jardim Leblon.

Segundo Moradores, há pelo menos dois dias área de cerca de 5 hectares no cruzamento da Rua Napoleão Marques Siqueira com a Avenida Dr. Nasri Siufi (a Marginal Lagoa, prolongamento da Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho), em frente ao residencial, está em chamas. Mesmo com a presença do Corpo de Bombeiros, o fogo retorna.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a sequidão intensifica as queimadas, porém muita gente ainda tem aquele velho costume de atear fogo em terreno ou no lixo para fazer a limpeza. No entanto, se engana quem pensa que é vantagem atear fogo nessa situação, pois o clima seco junto com a fumaça traz danos à saúde como garganta irritada e problemas respiratórios.

As cidades que devem ficar em alerta são: Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos, Três Lagoas e Água Clara.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions