ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Instituto lança campanha para manter Brigada Alto Pantanal ativa

A Brigada foi criada durante os incêndios que atingiram o Pantanal em 2020

Viviane Oliveira | 14/03/2022 10:32
Brigadistas combatendo fogo no Pantanal. (Foto: Divulgação / Brigada Alto Pantanal )
Brigadistas combatendo fogo no Pantanal. (Foto: Divulgação / Brigada Alto Pantanal )

Com o slogan “Seja você também um Guardião do Pantanal”, a Brigada Alto Pantanal faz campanha para manter os trabalhos de proteção do Corredor das Onças-Pintadas, entre a Serra do Amolar (Mato Grosso do Sul) e o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.

A Brigada foi criada durante os incêndios que atingiram o Pantanal em 2020, e todo o trabalho é custeado com doações recebidas desde então. Porém, a Brigada Alto Pantanal só tem recursos para se manter até este mês, março.

Segundo Ângelo Rabelo, presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o trabalho é permanente e realizado durante todo o ano, com ações de prevenção e educação ambiental. "É importante ressaltar que em 2020, cerca de 90% da área que hoje a Brigada Alto Pantanal atua, foi atingida pelo fogo, já em 2021, apenas 7%, o que se deve, e muito, ao trabalho preventivo da equipe", disse.

A nova campanha convida pessoas físicas e jurídicas a se tornarem, assim como os brigadistas, guardiões do Pantanal, por meio das doações. A campanha prevê, inclusive, contrapartidas para os doadores, que vão desde agradecimento nas redes sociais até viagens para a Serra do Amolar.

“A Brigada Alto Pantanal foi uma resposta rápida que encontramos para combater os incêndios que estavam destruindo o Pantanal em 2020. A brigada só existe graças a pessoas e empresas que, no passado, já se dispuseram a ajudar. Como são fundamentais, tivemos a ideia de chamá-los também de guardiões. O Pantanal precisa de mais guardiões”, explicou Ângelo Rabelo.

Somente durante os incêndios de 2020, a estimativa é que mais de 17 milhões de animais tenham morrido. Para que o cenário não volte a ocorrer, os brigadistas têm atuado, principalmente, na prevenção dos focos de incêndios. Além de ações educativas junto aos moradores ribeirinhos da região, os brigadistas também trabalham permanentemente na abertura de aceiros para contenção do fogo; criação de rotas de fuga - tanto para animais quanto para moradores; e manutenção das vias já existentes.

Em setembro do ano passado, a Brigada Alto Pantanal também apoiou o PrevFogo no treinamento e formação de uma brigada feminina, formada apenas por mulheres pantaneiras.

Doações - A Brigada Alto Pantanal recebe doação de qualquer valor. O custeio anual da Brigada Alto Pantanal é de, aproximadamente, R$ 330 mil. Empresas e pessoas jurídicas que queiram contribuir, entre em contato para entender melhor como colaborar e solicitar as contrapartidas pelo e-mail: contato@brigadaaltopantanal.org.br.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias