ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Inverno deste ano ainda terá temperaturas chegando a 5ºC em Mato Grosso do Sul

Previsão para o próximo trimestre do Cemtec aponta calor acima da média, no entanto

Por Cassia Modena | 13/07/2025 07:55
Inverno deste ano ainda terá temperaturas chegando a 5ºC em Mato Grosso do Sul
Agasalhados enfrentam primeira onda de frio do inverno para pegar transporte público na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Os dois últimos meses do inverno, agosto e setembro, devem registrar mais uma queda acentuada de temperatura em Mato Grosso do Sul. Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado), novas massas de ar frio poderão derrubar os termômetros para mínimas entre 5°C e 10°C.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul deve enfrentar novas quedas de temperatura em agosto e setembro, com mínimas entre 5°C e 10°C, segundo o Cemtec. Apesar disso, a média do trimestre agosto-outubro ficará acima do normal, variando de 18°C a 26°C, dependendo da região. Junho de 2025 foi mais frio e chuvoso que o mesmo período de 2024, com a menor temperatura registrada em Sete Quedas (-0,9°C). A previsão indica chuvas irregulares e mal distribuídas na transição para a primavera, com volumes variando entre 150 mm e 500 mm conforme a região. A média histórica para o trimestre é de 200 mm a 300 mm na maior parte do Estado.

Apesar disso, o trimestre de agosto a outubro deve ter temperaturas médias acima do esperado.

Com base nos dados dos últimos 30 anos, as médias variam de 22°C a 24°C na maior parte do Estado; de 24°C a 26°C na região norte e nordeste; e de 18°C a 22°C nas cidades do extremo sul, próximas à fronteira com o Paraguai.

Ainda segundo o Cemtec, junho de 2025 foi mais frio e mais chuvoso que o mesmo mês em 2024.

A menor temperatura deste ano foi registrada em Sete Quedas, no dia 24 de junho: -0,9°C. Em junho do ano passado, a mínima foi de 4,7°C, em Aral Moreira, no dia 30.

Chuvas - O prognóstico climático do inverno já previa chuvas irregulares e mal distribuídas. A tendência continua na transição para a primavera e até outubro, período geralmente marcado por muito calor.

A média histórica de chuvas para o trimestre é de 200 mm a 300 mm na maior parte do Estado; de 150 mm a 200 mm nas regiões norte e nordeste; e de 300 mm a 500 mm no extremo sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias