ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Mais de 300 policiais vão fiscalizar os rios do Estado durante Piracema

Luciana Brazil | 04/11/2014 14:20
Lancha é destaque durante operação da Piracema. (Foto: Divulgação/PMA)
Lancha é destaque durante operação da Piracema. (Foto: Divulgação/PMA)

Começa hoje (4) a meia noite, e se estende até 28 de fevereiro de 2015, a Piracema, período em que a pesca é proibida nos rios de Mato Grosso do Sul. Mais de 330 homens, de 18 municípios, vão fiscalizar os rios que cortam Mato Grosso do Sul, durante a operação da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Dez postos de monitoramento foram montados nos rios, cachoeiras e corredeiras de oito municípios estratégicos do Estado -Água Clara, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, Aquidauana, Coxim, Miranda, Jateí e Amambaí. No ano passado, 1.086 quilos de pescado irregular foram apreendidos durante a operação da PMA.

Uma lancha de grande porte, que funciona como posto itinerante e foi adquirida em parceria com o Ministério da Pesca, estará em funcionamento pela segunda vez. Equipes vão se revezar a cada sete dias para a fiscalização preventiva e repressiva da atividade predatória.

Para a ação nos corixos, vazantes, baías pantaneiras e pequenos rios afluentes, pequenas embarcações serão engatadas na lancha para que a fiscalização seja efetiva. Essa estratégia será usada, em especial, no Pantanal do Nabileque, onde existem muitas denúncias de pesca predatória realizada por paraguaios.

A lancha é equipada com cozinha, micro-ondas, alojamento com ar condicionado, sala de estar e possui ainda radar e sonar, tecnologia que facilita a localização dos cardumes e monitoram sua subida. O uso da embarcação será fundamental para a conservação dos estoques pesqueiros das áreas fronteiriças e do Pantanal.

De acordo com a PMA, o combate à pesca nas áreas de fronteira é trabalhoso, já que os países Paraguai e Bolívia não exercem fiscalização efetiva e adequada em seus territórios, apesar de ter legislação semelhante a nossa.

Monitoramento próximo a Usina do Rio Paraná. (Foto: Divulgação/ PMA)
Monitoramento próximo a Usina do Rio Paraná. (Foto: Divulgação/ PMA)

Além dos Rios Paraguai e Apa, a divisa com Mato Grosso, no Rio São Lourenço e Piquiri, com atenção especial para o entorno do Parque Nacional do Pantanal, serão fiscalizados .

Período- A Piracema é período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado, Paraná e Paraguai. Na Bacia do rio Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. Para estes casos, é permitido capturar até 3 quilos, ou um exemplar de pescado, que não poderá ser comercializado.

Já na Bacia do Rio Paraná, nos rios Paraná e Paranaíba, a Piracema começou no dia 1º de novembro, com a mesma data de término. Somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná fica permitida a pesca de 10 quilos de pescado e mais um exemplar de peixes não nativos da bacia e exóticos como tucunaré, curvina, porquinho, tilápia, entre outros.

Para o pescador profissional não há limite de cota para a captura das mesmas espécies, porém, não se podem utilizar petrechos, somente, molinetes, linhadas, caniços simples e carretilhas. O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Nesses locais e para essas espécies será permitida a pesca embarcada ou desembarcada.

Postos de fiscalização-

1-Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara.

2- Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) – Rochedo.

3- Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo.

4- Cachoeira do Serrano (Rio Aquidauana) – Aquidauana.

5- Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) – Coxim.

6- Barra do rio Aquidauana com o Miranda - Município de Miranda.

7- Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí.

8- Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – (Amambai).

9-Rio Aquidauana- Cachoeira Piraputanga

10-Rio Aquidauana- cachoeira do Morcego- Camisão

Nos siga no Google Notícias