A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 15 de Setembro de 2019

12/09/2019 12:55

Massa de ar divide MS e temperaturas chegam a variar 24°C de norte a sul

Frente fria em parte do Rio Grande do Sul, Paraná e Paraguai influenciou em Mato Grosso do Sul

Jones Mário
Em Ponta Porã, nevoeiro foi potencializado pelas partículas de fumaça das queimadas (Foto: Porã News)Em Ponta Porã, nevoeiro foi potencializado pelas partículas de fumaça das queimadas (Foto: Porã News)

Massa de ar fria em parte do Rio Grande do Sul, Paraná e Paraguai influenciou em Mato Grosso do Sul, derrubou as temperaturas na faixa de fronteira para até 14°C e trouxe de volta o cenário de inverno à região, nesta quinta-feira (12). Ao mesmo tempo, os termômetros no lado norte e leste do Estado batem os 38°C.

O meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp, aponta que a frente fria “está dividindo Mato Grosso do Sul em duas partes”. Por volta das 11h30min, Ponta Porã registrava 14°C, Amambai e Sete Quedas tinham 17°C e Dourados – que atingiu 37°C na quarta (11) – marcava 19°C.

Segundo Abraão, as temperaturas baixas persistem na região devido aos nevoeiros provocados pela presença da umidade, que bloqueiam a luz solar. A névoa úmida é potencializada pelas partículas de fumaça das queimadas em todo o Estado e interfere na visibilidade.

Dourados, que registrou 37°C na quarta-feira, marcava 19°C nesta quinta (Foto: Hélio de Freitas)Dourados, que registrou 37°C na quarta-feira, marcava 19°C nesta quinta (Foto: Hélio de Freitas)

Apesar da umidade, a possibilidade de chuva é pequena e apenas nuvens incidem sobre a região sul. O meteorologista detecta precipitações fracas na região nordeste do Paraguai.

Por outro lado, municípios do lado norte e leste seguem com temperaturas altas. No fim da manhã, Selvíria atingia 38°C, Costa Rica sustentava 37°C e São Gabriel do Oeste chegava a 34°C.

Ainda conforme Natálio Abraão, as temperaturas na região sul devem voltar a subir a partir desta sexta-feira (13).

Mapa do sistema de alertas do Inmet aponta para onda de calor (em vermelho) e baixa umidade (em amarelo e laranja) (Foto: Reprodução)Mapa do sistema de alertas do Inmet aponta para onda de calor (em vermelho) e baixa umidade (em amarelo e laranja) (Foto: Reprodução)

Alertas – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) segue com avisos de alertas ativos para baixa umidade do ar e onda de calor em Mato Grosso do Sul. As faixas de maior preocupação se estendem pela região do Bolsão e norte do Estado, desde a divisa com São Paulo até a cidade de Sonora.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions