ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Meteorologia emite dois alertas para MS com risco de tempestades e ventos

Avisos com diferentes níveis de perigo valem até a manhã de quarta-feira; Defesa Civil orienta população

Por Viviane Oliveira | 14/10/2025 09:02
Meteorologia emite dois alertas para MS com risco de tempestades e ventos
Ontem, a chuva atingiu apenas algumas regiões de Campo Grande. Na Avenida Coronel Antonino, por exemplo, as ruas chegaram a ficar alagadas (Foto: Paulo Francis)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta terça-feira (14), dois alertas de chuvas intensas e tempestades que atingem diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Os avisos, de perigo e perigo potencial, valem até as 10h de quarta-feira (15) e indicam possibilidade de ventos fortes, granizo e alagamentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul, prevendo chuvas intensas e tempestades até as 10h de quarta-feira. O primeiro alerta indica precipitações de até 50 mm por dia com ventos de 60 km/h, enquanto o segundo prevê condições mais severas, com até 100 mm de chuva e ventos de até 100 km/h. Na segunda-feira, as chuvas atingiram várias regiões do estado, com maiores volumes em Bandeirantes (39,6 mm) e Três Lagoas (39,4 mm). Em Campo Grande, foram registrados 12,4 mm de precipitação e ventos de 41,4 km/h, causando alagamentos em algumas vias.

O primeiro alerta, de chuvas intensas (perigo potencial), prevê precipitação entre 20 e 30 mm (milímetros) por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O segundo aviso, de tempestade (grau de perigo), indica condições mais severas, com chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Nesse caso, há risco maior de danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e prejuízos a plantações.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, não procure abrigo sob árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também se recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, os telefones disponíveis são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Veja, abaixo, a lista.

Meteorologia emite dois alertas para MS com risco de tempestades e ventos

As chuvas desta segunda-feira (13) foram registradas de forma irregular em várias regiões do Estado. Os maiores acumulados ocorreram em Bandeirantes (39,6 mm), Três Lagoas (39,4 mm), Naviraí (32,4 mm) e São Gabriel do Oeste (30,4 mm). Também houve registros expressivos em Ivinhema (28,8 mm), Caarapó (25,2 mm), Rio Brilhante (23,6 mm), Anaurilândia (22 mm) e Laguna Carapã (21,4 mm).

Em municípios como Corumbá, Porto Murtinho, Miranda, Nova Andradina, Coxim e Cassilândia, não houve registro de precipitação. As rajadas de vento também chamaram atenção, chegando a 59,4 km/h em Angélica, 56 km/h em Chapadão do Sul, 55 km/h em Rio Brilhante e Bandeirantes e 53,5 km/h em Nova Alvorada do Sul.

Em Campo Grande, a chuva somou 12,4 mm, com ventos de 41,4 km/h e atingiu apenas algumas regiões. Na Avenida Coronel Antonino, por exemplo, as ruas chegaram a ficar alagadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.