ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Moradores de MS poderão ver última superlua do ano nesta quinta

Basta apenas olhar para a Lua nesta noite e torcer para as condições climáticas favorecem

Guilherme Correia | 11/08/2022 12:34
Aplicativo on-line de visualização astronômica mostra que Lua (Moon) estará mais próxima da Terra e perto de Saturno (Saturn). (Foto: Stellarium)
Aplicativo on-line de visualização astronômica mostra que Lua (Moon) estará mais próxima da Terra e perto de Saturno (Saturn). (Foto: Stellarium)

A última superlua de 2022, chamada de Superlua Esturjão, poderá ser vista ao anoitecer, nesta quinta-feira (11), em Mato Grosso do Sul. Conforme a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o céu deverá estar mais "iluminado" nos próximos três dias. Isto porque o satélite natural aparecerá cheio e o planeta Saturno terá brilho intensificado.

Neste ano, outras duas superluas ocorreram - a Lua de Morango, em junho, e a Lua dos Cervos, em julho.

O termo “superlua” foi utilizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, para designar uma lua nova ou cheia que ocorre quando o astro está a 90% do perigeu, sua aproximação mais próxima da Terra.

Para observar o fenômeno, não é preciso equipamentos específicos. Basta olhar o céu, mas o indivíduo deve torcer para não haver a interferência de nuvens. Especialistas recomendam que se olhe para o céu logo após o surgimento da Lua, no início da noite.

O nome desta superlua homenageia peixes facilmente capturados nesta época do ano, nos Estados Unidos, por tribos algonquinas no nordeste do país americano. Há quatro luas cheias que ainda ocorrerão em 2022, em 10 de setembro, 9 de outubro, 8 de novembro e 7 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias