ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

MS enfrentará pico de calor no fim de semana com temperaturas próximas aos 40°C

Fenômeno é provocado por massa de ar quente que avança do Norte da Argentina para o Centro-Sul do País

Por Clara Farias | 26/11/2025 15:29
MS enfrentará pico de calor no fim de semana com temperaturas próximas aos 40°C
Sol forte em Campo Grande, na Avenida Afonso Pena (Foto: Osmar Veiga)

Este final de semana será de calor mais intenso em Mato Grosso do Sul, conforme o MetSul Meteorologia. O aumento nas temperaturas ocorre devido a uma onda de calor que se desloca da Argentina sentido ao Brasil. A previsão indica que as máximas podem alcançar até os 39°C, com sensação térmica ainda mais alta.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enfrentará uma intensa onda de calor neste fim de semana, com temperaturas que podem atingir 39°C. O fenômeno é causado por uma massa de ar quente proveniente da Argentina, onde algumas cidades já registram até 43°C. Em Campo Grande, a capital sul-mato-grossense, os termômetros podem alcançar 38°C antes das chuvas previstas para segunda e terça-feira. O calor também afetará outras regiões do país, como o Sul e o Sudeste, onde algumas localidades podem registrar temperaturas próximas ou superiores a 40°C.

Em Campo Grande, o calor já é sentido, mas o pico deve ocorrer no fim de semana, quando os termômetros podem chegar a 37°C ou 38°C antes das chuvas previstas para segunda e terça-feira.

A MetSul detalha que a massa de ar extremamente quente instalada sobre o Norte e o Noroeste da Argentina, onde cidades registram até 43°C, deve avançar para o Centro-Sul brasileiro entre sexta-feira e o início da próxima semana.

Segundo os meteorologistas do MetSul, a onda de calor é resultado de uma baixa pressão térmica no interior da Argentina, que favorece o avanço de ar quente pelo continente. Esse sistema cria a chamada “bolha de calor”, fenômeno caracterizado por uma área de alta pressão que comprime a massa de ar, aumenta as temperaturas e impede o avanço de frentes frias.

MS enfrentará pico de calor no fim de semana com temperaturas próximas aos 40°C

Nos estados do Sul, o efeito já aparece desde o início da semana. Cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima de 35°C e a tendência é de aquecimento até sábado. Em Santa Catarina e no Paraná, o calor deve ser mais intenso no Oeste, com máximas próximas de 38°C.

O calor também vai atingir o Sudeste. Áreas do interior de São Paulo podem registrar até 40°C entre domingo e segunda-feira. No Rio de Janeiro, a MetSul prevê marcas que podem superar 40°C no início da próxima semana. Em Minas Gerais, o maior impacto será no Triângulo Mineiro, onde as máximas podem passar dos 35°C e chegar perto dos 40°C em algumas cidades.

Com o avanço da massa de ar quente, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva e até temporais em algumas regiões, especialmente no fim da tarde, devido ao forte aquecimento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.