ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

MS proíbe queimadas controladas a partir da próxima 6ª feira

Aline dos Santos | 08/08/2012 09:45

No Pantanal, o período de proibição vai até 30 de outubro

Com o tempo seco, Estado enfrenta a temporada do fogo. (Foto: Minamar Júnior)
Com o tempo seco, Estado enfrenta a temporada do fogo. (Foto: Minamar Júnior)

A queima controlada em Mato Grosso do Sul está proibida a partir da próxima sexta-feira. Na área do Pantanal, o período de proibição vai até 30 de outubro.

Nas demais regiões do Estado, a restrição termina em 30 de setembro.

A temporada do fogo, impulsionada pela estiagem, deixa rastros em Corumbá, município pantaneiro.

De acordo como Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nas últimas 48 horas, a cidade registrou 117 focos. Liderando com folga o ranking nacional. Na segunda colocação, Manicoré (Amazonas) registra 42 focos de queimada.

Em Mato Grosso do Sul, 85% dos focos registrados entre os dias 1º e 25 de julho estavam em Corumbá. A resolução conjunta da Semac (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi publicada hoje no Diário Oficial.

Durante o período de proibição, ficam suspensas a concessão de autorização para queima controlada constante dos processos já protocolados no Imaul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a realização da queima controlada que, mesmo já autorizada, ainda não tenha sido executada.

Excetuam-se da proibição a queima de canaviais, como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial; em caráter excepcional, a queima de palhada resultante da colheita mecanizada de sementes e a queima controlada utilizada nos cursos de capacitação promovidos pelas entidades membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias