ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

MS recebe 2 alertas simultâneos para chuvas intensas e tempestade

Aviso de tempestade é para região sul e faixa leste de MS, o restante do Estado tem perigo de chuva intensa

Jhefferson Gamarra | 26/01/2022 15:03
Chuva intensa registrada na última semana em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Chuva intensa registrada na última semana em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

O cenário climático de Mato Grosso do Sul requer muita atenção. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos simultâneos de muita chuva para o Estado, válidos até às 11h de amanhã (27).

O alerta laranja prevê perigo de tempestade para parte do território sul e leste de Mato Grosso do Sul. Para essas áreas, há previsão de até 100 mm de chuva por dia ou entre 30 e 60 mm por hora, acompanhada de rajadas de vento com velocidade entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Nesta parcela, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas e estragos em plantações.

Alertas de muita chuva enconbrem todo o Mato Grosso do Sul. (Imagem: Inmet)
Alertas de muita chuva enconbrem todo o Mato Grosso do Sul. (Imagem: Inmet)

Já o alerta amarelo, de perigo de chuvas intensas abrange municípios da região oeste, norte e central, incluindo Campo Grande. Nessas áreas, são esperados até 50 mm de chuva por dia ou de 20 a 30 mm por hora, junto de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. O risco de transtornos ocasionados pelo mau tempo é considerado baixo.

Diante das condições climáticas, o instituto reforçou algumas orientações: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, nem estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também desligue aparelhos elétricos.

Nos siga no Google Notícias