ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Número de morcegos recolhidos no Estado cresceu 66% em 2015

Viviane Oliveira | 07/05/2015 15:16
Morcego foi fotografado em um pé de buriti, no Bairro Los Angeles, região Sul da cidade. (Foto: Marcelo Calazans)
Morcego foi fotografado em um pé de buriti, no Bairro Los Angeles, região Sul da cidade. (Foto: Marcelo Calazans)

O número de morcegos capturados no Estado aumentou desde o início desse ano. Em 2014, foram recolhidos 319 morcegos, enquanto este ano já são 159 animais da espécie contabilizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A média, que era de 26 morcegos por mês, subiu para 39, o que representa aumento de 66%. Até agora, cinco bichos encontrados no Centro de Campo Grande foram detectados com o vírus da raiva.

O coordenador do programa de controle de raiva dos herbívoros da Iagro, Fábio Shiroma de Araújo, explica que a maioria dos morcegos insetívoros, que se alimentam de insetos e frugívoros, de frutas foram localizados em área urbana. A espécie que sobrevive só de sangue, chamada de hematófagos ou vampiros, foram encontrados até agora, em área rural.

No entanto todos os morcegos, independente da espécie, podem transmitir a raiva pelo contato, caso estejam contaminados. Eles não devem ser manuseados por ninguém, mesmo estando mortos. Cachorros e gatos têm que ser mantidos longe desses bichos. A raiva é uma doença viral, que pode levar à morte e é transmitida a partir da saliva de animais infectados.

De acordo com Fábio, os casos de raiva são mais preocupantes em área urbana, porque os principais transmissores são os cães, gatos e morcegos que estão em contato direto com o homem. “Se tiver o contato com algum animal suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, diz.

A responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em Campo Grande, Júlia Cristina Maksoud, diz que o órgão deve ser acionado toda vez que um morcego for encontrado caído no chão. Todo morcego encontrado de dia pode estar doente ou desorientado e a possibilidade de estar contaminado pelo vírus da raiva é grande.

“Há uma confusão com os casos de raiva notificados em Corumbá. Lá, os vírus são transmitidos pelo cão, que anda e tem contato com o homem. Os morcegos voam e enquanto tiverem na natureza é comum a presença deles, principalmente à noite, em locais onde há frutos e insetos”, pontua. Júlia acrescenta ainda que na primavera é mais comum encontrar morcegos, por ser período de reprodução.

Pânico - O caso de um homem de 38 anos, que está internado no Hospital Universitário, em Campo Grande, com confirmação de raiva humana trouxe pânico para a população. O paciente foi mordido por um cão na cidade de Corumbá. Há mais de 20 anos, desde 1994, Mato Grosso do Sul não registra caso de raiva humana. No entanto Corumbá e Ladário vive surto de raiva animal. O Caso mais próximo foi registrado na Bolívia, em 2009.

Na última segunda-feira, familiares de pacientes se assustaram com um fato inusitado na enfermaria do Hospital Regional de Campo Grande. Havia morcego no lençol em um dos leitos da unidade. A secretária de Saúde do Estado informou que o local e os pacientes estão sendo monitorados pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares. Ainda conforme o órgão, a secretaria solicitou soros antirrábico para caso seja necessário.

Casos de raiva em animais - De janeiro até abril deste ano, 27 cães foram detectados com o vírus da raiva, 21 casos em Corumbá e seis em Ladário. No total, 232 animais, entre cães e gatos, passaram pelo exame.

Em área rural, foram detectados o vírus da raiva em três bovinos, um em Pedro Gomes e dois em Corumbá. “Existem dois ciclos da doença na região, o rural e o urbano. O rural tem como vetor o morcego que se alimenta de sangue e contamina os animais que vivem no campo.

Já o urbano é transmitido na maioria entre cães, mas há também a transmissão por morcegos que se alimentam de frutas e insetos”, explica Fábio. As cidades de Corumbá, Coxim, Ladário, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso são consideras área de risco do vírus da raiva no Estado.

Nos siga no Google Notícias