ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Pescadores gravam onça abocanhando peixe no Pantanal

Liana Feitosa | 14/08/2014 16:25
Onça abocanha peixe atirado por pescadores. (Foto: Reprodução do vídeo)
Onça abocanha peixe atirado por pescadores. (Foto: Reprodução do vídeo)

Durante uma pescaria no Pantanal, um morador de Campo Grande e alguns amigos tiveram a companhia de uma onça-pintada. Cauteloso e aparentemente calmo, o felino saiu da mata e caminhou sorrateiramente em direção à margem do rio, onde o grupo estava.

Um peixe jogado na beira do rio é, rapidamente, abocanhado pelo animal. As imagens foram feitas de dentro de uma canoa, próximo à margem do rio. Do local, os pescadores observaram as ações do bicho e gravaram um vídeo de 40 segundos. O felino parece ignorar a tietagem, mas, antes de pegar o alimento oferecido e voltar para o meio da mato, encara os pescadores. Depois, segue seu caminho.

A onça-pintada é uma espécie carnívora que se alimenta principalmente de animais de pequeno porte, que vão de capivaras, a serpentes, coelhos, veados e outros bichos. Come também peixes que ela mesma captura em rios.

Fugitivas - A presença de onças tem sido recorrente também na região urbana de Corumbá e há, inclusive, uma força-tarefa para capturar uma que foi avistada na região do Forte Junqueira. Em entrevista ao Campo Grande News, nesta semana, o veterinário Walfrido Moraes Tomas, da Embrapa Pantanal (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal), afirmou que, devido às cheias do Pantanal, as onças estão migrando até à cidade em busca de refúgio.

Isso acontece porque, apesar de Corumbá estar cercada pelo Pantanal sul-mato-grossense, fica em uma área mais alta, motivando o deslocamento dos animais. Desde junho deste ano pelo menos seis felinos foram vistos por moradores em várias regiões da cidade.

Confira o vídeo:

Nos siga no Google Notícias