ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Prefeitura contrata consultoria para trazer cemitérios ao século XXI

São Sebastião, Santo Amaro e Santo Antônio precisam se adequar às legislações ambientais

Izabela Sanchez | 09/12/2019 10:04
Jazigo sob a luz do sol no cemitério mais antigo de Campo Grande, o Santo Antônio (Foto: Kisie Ainoã)
Jazigo sob a luz do sol no cemitério mais antigo de Campo Grande, o Santo Antônio (Foto: Kisie Ainoã)

O primeiro cemitério público de Campo Grande, o Santo Antônio, foi erguido em 1914 na Avenida da Consolação, coração da cidade. Agora, esse local e mais dois cemitérios precisam entrar no século XXI. Para isso, a Prefeitura contratou uma empresa de consultoria ambiental.

O objetivo é fazer as adequações necessárias para que o Santo Antônio, o São Sebastião e o Santo Amaro consigam os licenciamentos ambientais. Para isso precisam ter as normas adequadas quanto à contaminação de lençóis freáticos, poços de captação de água subterrânea e manutenção de resíduos sólidos.

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) licitou a consultoria por R$ 362.203,56, mas a Sol Brasil Soluções Ambientais venceu o certame por R$ 136.350.

Características – Localizado na Avenida Coronel Assaf Trad, no Coronel Antonino, o cemitério São Sebastião é o mais novo dos três. Foi fundado em 1970 e tem 14 hectares e 29.450 sepulturas.

O mais antigo, cemitério Santo Antônio, é o menor. Com 4 hectares, tem 14.544 sepulturas. O Santo Amaro fica na Avenida Presidente Vargas, no Bairro de mesmo nome e é o maior deles. Fundado em 1961, tem 27 hectares e 43.041 sepulturas.

Cemitério Santo Amaro em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Cemitério Santo Amaro em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A empresa deverá assessorar e fazer o acompanhamento técnico de todas as adequações com supervisão de profissional de arquitetura e engenharia. Os cemitérios precisam se adequar
às resoluções número 335, 368 e 402 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e também à lei municipal de licenciamento ambiental, de 1999.

Os cemitérios precisam regularizar os poços de captação de água subterrânea e o plano de controle ambiental (que inclui projeto de sistema de coleta, tratamento e disposição final de efluentes domésticos). Além disso, precisam ter proposta para aumentar a chamada cortina arbórea.

Entre as modificações, serão necessárias atualizações de dados, a exemplo de um estudo que mostre o nível máximo do lençol freático e relatório de situação ambiental que indique a possibilidade de contaminação na área. Os cemitérios ainda precisam ter proposta de adequação dos jazigos, para que sejam impermeáveis, e projeto de drenagem de água da chuva.

Ainda será necessária uma série de análises laboratoriais, que incluem laudo de qualidade da água e elaboração de plantas sobre as estruturas do cemitério. Além disso, para que estejam em acordo com as leis ambientais, os cemitérios precisam de 4 poços de monitoramento e teste de sondagem e infiltração do solo.

Nos siga no Google Notícias