ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Projeto da UFGD cria "hotel de abelhas" para preservar a espécie

Nyelder Rodrigues | 29/08/2016 22:56
"Hotel" é feito em madeiras e visa preservar espécies (Foto: Divulgação/UFGD)
"Hotel" é feito em madeiras e visa preservar espécies (Foto: Divulgação/UFGD)

Um "hotel de abelhas" foi criado em projeto da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) como um método de preservação de abelhas e vespas solitárias, que em todo o mundo vem diminuindo e causando preocupação em biólogos e demais profissionais da área ambiental.

Importantes na reprodução de plantas, ao carregarem o polén, a extinção de abelhas e vespas traria dados sérios à natureza, colocando em risco a diversidade biológica de vários locais.

"As populações de abelhas estão diminuindo e oferecer residências a elas serviria como incentivo à polinização das plantas do entorno", explica o professor doutor da FCBA (Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais), Samuel Boff, coordenador do projeto.

Além disso, Samuel indica que a instalação dessas residências também permite o retorno das abelhas ao ambiente, sendo uma importante prática para produtores rurais que dependem de abelhas como polinizadoras.

Dentre as atividades que prejudicam as abelhas estão o desmatamento, a monocultura e o uso de pesticidas em lavouras. Entre 70% a 80% das plantas com flores dependem das abelhas - que somam mais de 20 mil espécies, 80% delas solitárias 0 para produzir frutos e sementes.

Nos siga no Google Notícias