ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Projeto tem como meta plantar 1,6 mil ipês rosa em 40 bosques de MS

Primeira área será no Parque das Nações Indígenas

Osvaldo Júnior | 19/06/2017 18:28
Ipê rosa, um dos cartões postais da Capital e do Estado (Foto: Arquivo)
Ipê rosa, um dos cartões postais da Capital e do Estado (Foto: Arquivo)

As cores da vegetação de Mato Grosso do Sul poderão ganhar um tom a mais de rosa. Denominado “Bosque 40 Anos”, projeto, do técnico agrícola e jornalista Pedro Spíndola, pretende, como parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado, plantar 3,2 mil árvores, sendo 1,6 mil ipês rosa e a outra metade, de espécies típicas do Cerrado.

De acordo com Spíndola, a meta é construir 40 bosques. Cada um terá 40 ipês rosa e 40 outras árvores típicas da região. Para efetivar o objetivo, o jornalista, que atua em comunicação agropecuária, já buscou diversos candidatos a patrocinadores. “Já entrei em contato com 150 entidades aproximadamente”, estimou.

A ideia já superou a fase de semente e começa a ganhar ares de broto: o primeiro contrato foi efetivado e o solo, onde terão as 80 primeiras árvores, é do Parque das Nações Indígenas. No local, ao lado do Aquário do Pantanal (também idealizado por Spíndola), será construído o Bosque da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Como os demais, o Bosque da Famasul terá área de 8 mil metros quadrado. Spíndola informa que as árvores de todos os bosques terão placas de aço com identificações (nomes populares e científicos). “As árvores serão entregues com 1,5 a 2 metros”, acrescentou. Na entrada de cada bosque, terá um pórtico com a logomarca do patrocinador.

Quanto as áreas, o jornalista informou que poderão ser das próprias entidades patrocinadoras ou de espaços de parques municipais e estaduais. Ele nota que diversas áreas desses parques se encontram degradadas, podendo ser recuperadas com o plantio de árvores.

Se tudo correr conforme os planos do jornalista, no dia 11, Mato Grosso do Sul terá 40 novas áreas, que “ficarão bem na foto”: o rosa de centenas de ipês contrastando com o azul do céu do Estado.

Nos siga no Google Notícias