ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão entre as 20 mais secas do País

As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios

Por Viviane Oliveira | 08/06/2024 11:18
Por causa do tempo seco, alergias podem ser causadas pela poeira (Foto: Henrique Kawaminami)
Por causa do tempo seco, alergias podem ser causadas pela poeira (Foto: Henrique Kawaminami)

Sete cidades de Mato Grosso do Sul ficaram nesta sexta-feira (7) entre os 20 municípios mais secos do País com umidade relativa do ar abaixo dos 25%, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Aquidauana ficou em 5º lugar com 23% e, na sequência, Porto Murtinho com o mesmo índice. Também aparecem na lista Três Lagoas, Coxim, Jardim, Nhumirim (região de Corumbá) e Sonora com índices de 24%. Cruz das Almas, na Bahia, lidera o ranking com 18%.

Por mais um dia, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou em alerta 72 dos 79 municípios do Estado com baixa umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Há risco de incêndios florestais e à saúde. O índice recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de uma alta pressão atmosférica favorece o tempo mais quente e seco. Por causa da presença do ar seco, são esperadas altas amplitudes térmicas (diferença entre temperatura máxima e a mínima) podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia. É recomendado que a população não coloque fogo em área de vegetação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias